Brasil 500 anos
Divisão de Bibliotecas e Documentação
PUC-Rio
 

Ouça mais sobre a obra.

As Obras

ANGHIERA, Pietro Martire d'. De Orbe Novo. Decades     octo quas scripsit ab anno 1493 ad 1526.Matriti: Typis     Viduae et Fillae Gomez Fuentenebro, 1892.

Aquele que teria sido o primeiro a escrever uma história do Novo Mundo, nasceu em Ancona, na Itália, em 1455 (ou 1459, segundo outras fontes).

Tendo estudado e freqüentado prestigiosas universidades renascentistas, Pietro Martire d’Anghiera irradiava saber e prestígio entre cardeais e homens de riqueza em Roma. Tendo se juntado às forças dos Reis Católicos em Granada, tornou-se mais tarde sacerdote e tutor dos príncipes. Em 1505, foi feito Deán del Capitulo de la Catedral de Granada, e mais tarde membro do Conselho das Índias.

O autor de De Orbe Novo foi contemporâneo de navegadores famosos, como Cristóvão Colombo, Vasco da Gama, Cortez, Fernão de Magalhães, Américo Vespúcio, Cabot, tendo mesmo convivido com alguns deles e com outros personagens cujas vidas se ligavam aos negócios das Índias e ao empreendimento das navegações e conquista do novo continente, o que lhe permitiu reunir as informações e conhecimentos necessários para a redação de uma obra a respeito do que considerava a maior empresa conhecida pelos homens depois da Criação e Salvação do mundo.