Acervo no Depósito Externo
  Empréstimo
  Renovação
  Reserva
  Treinamentos
  Visitas Guiadas
  Sala Multimídia
  Sala de Estudo e Treinamento
  Versão Mobile
  Acesso Remoto/Área Restrita
  Acesso a rede wireless
  Serviços de cópia
  Ficha catalográfica
  Conversão de documentos para PDF
  Graduação
  Pós-graduação
  Extensão
  EAD
  Por área/departamento
  Para Bibliotecas
  Para Editoras & Livrarias
  Para Robôs de busca
  A DBD
  Equipe
  Unidades Técnicas
  Pergamum
  Compartilhamento
  Redarte
  (55)(21) 3527-1092
  (55)(21) 3527-1714
  Fax (55)(21) 3527-1091

PESQUISA


ÁREA
RESTRITA
PESQUISA INTEGRADA     PORTAL CAPES
LIVROS/PERIÓDICOS ON-LINE BASES DE DADOS



O QUE VOCÊ PODE

ALUNOS

PROFESSORES

EX-ALUNOS

FUNCIONÁRIOS

VISITANTES

BIBLIOTECAS EXTERNAS


SERVIÇOS

FORMULÁRIO
PARA SOLICITAÇÃO


BIBLIOTECAS PUC-RIO

INFORMAÇÕES

DÚVIDAS FREQUENTES


LINKS

TREINAMENTOS

FALE CONOSCO


DÚVIDAS FREQUENTES

Se você tiver alguma dúvida que não esteja respondida nesta página, fale conosco.

1. Horário e localização das Bibliotecas
2. Inscrição na Biblioteca
3. Código de usuário
4. Senha da Biblioteca
5. Cadastramento da senha da Biblioteca
6. Pesquisa acervo
7. Localização dos livros
8. Situação dos livros
9. Pedido de livros para o Armazém
10. Leitor do cartão
11. CD - Coleção Didática
12. Empréstimo
13. Aviso de vencimento do empréstimo
14. Renovação de prazo de empréstimo
15. Reserva de livros emprestados
16. Caixa de devolução
17. Multa por atraso
18. Perda de livro
19. Fotocópia
20. Bases de dados da CAPES
21. Acesso Remoto
22. Elaboração de ficha catalográfica para minha tese, dissertação, etc. 23. Entrada com bolsa na Biblioteca
24. Penalidade pela não devolução da chave

25. Doação de livros



Qual o horário de funcionamento e a localização das Bibliotecas?

As Bibliotecas do Sistema funcionam de segunda a sexta-feira nos seguintes horários:

Biblioteca Central

3o. andar do Edifício da Amizade, Ala Frings - 7:30 às 22:30

Biblioteca Setorial do CCS-CTCH

2o. piso da Biblioteca Central, (acesso pela Biblioteca Central) - 7:30 às 22:30 

Biblioteca Setorial do CTC

7o. andar do Edifício Cardeal Leme - 8:30 às 20:30

Biblioteca Setorial do CETUC
- Biblioteca Prof. Luiz Carlos Bahiana
7o. andar do Edifício da Amizade, Ala Kennedy - 8:30 às 17:30 (fecha para almoço de 12:00 às 13:30)

Biblioteca Setorial de Informática
- Biblioteca Prof. Sérgio Carvalho
4o. andar do Prédio do RDC - 8:30 às 17:30


SÁBADOS:

Biblioteca Central

3o. andar do Edifício da Amizade, Ala Frings - 9:00 às 13:30

Biblioteca Setorial do CCS-CTCH

2o. piso da Biblioteca Central (acesso pela Biblioteca Central) - 9:00 às 13:30



No PERÍODO DE FÉRIAS os horários são alterados:

Biblioteca Central e BS/CCS-CTCH - 2a. a 6a. feira de 8:30 às 19:00, não abre aos sábados

Biblioteca Setorial do CTC
- 2a. a 6a. feira de 8:30 às 17:00.


TOPO



Como posso me inscrever na Biblioteca?
Apresente seu cartão de identificação da Universidade e cadastre senha nos balcões de atendimento das Bibliotecas.
Os ex-alunos devem fazer parte da Associação de Antigos Alunos - http://www.aaa.puc-rio.br - e apresentar na Biblioteca Central declaração da AAAPUC para receber seu cartão de identificação e cadastrar senha.


Não sou aluno/professor da PUC-Rio, posso utilizar a Biblioteca?

O Sistema de Bibliotecas da PUC-Rio é aberto para consulta ao público em geral.


TOPO



O número do meu código é o número de matrícula?
Não. O número do seu código corresponde ao número abaixo do código de barras, localizado no verso do seu cartão de identificação da Universidade.


TOPO



Como cadastrar minha senha para utilizar a Biblioteca?
Cadastre uma senha de seis números nos balcões de empréstimo das Bibliotecas. Para isso você deverá apresentar o seu cartão de identificação da Universidade.


Quantos dígitos deve ter a minha senha?  É a mesma do RDC?

A senha da Biblioteca deverá ser composta por seis dígitos numéricos. A sua senha poderá ser a mesma da utilizada no RDC, desde que você a cadastre no Sistema de Bibliotecas.


TOPO



Como posso consultar o catálogo das Bibliotecas?
Você encontra as publicações que pertencem as Bibliotecas da PUC através dos micros de consulta e na Internet. Clique aqui para fazer uma consulta. Dados sobres as obras anteriores a 1984 e que ainda não foram incorporadas à base de dados podem ser consultados em um terminal localizado na Biblioteca Central - solicite informações junto aos funcionários e Bibliotecários.


TOPO



Como sei onde o livro está?
Para saber a localização e a disponibilidade ou não de uma publicação você deve fazer a consulta e, em seguida, clicar em Exemplares para verificar em qual biblioteca o livro está e se está disponível.

Alguns materiais foram transferidos para um depósito externo, fora do campus da PUC-Rio; este material está identificado da seguinte forma: situação - acesso restrito; localização - depósito externo. Para ter acesso a este material você deverá preencher o Formulário de Solicitações. A disponibilização da obra está sujeita aos prazos estipulados pela Biblioteca Central.


TOPO



Como faço pedido de livros para o Armazém?
Após fazer a consulta, clique em Exemplares para verificar se o livro está disponível e se possui localização armazém. Clique no ícone correspondente Armazém, localizado no canto superior direito da tela.  Aparecerá uma nova tela e você deverá passar seu cartão de identificação no leitor ou digitar o seu código de usuário e senha.


TOPO



O que fazer se o leitor não está lendo meu cartão?
Posicione seu cartão com o código de barras voltado para a luz sinalizadora de leitura do leitor de cartão.Se ainda assim ele não conseguir ler, digite o número que fica abaixo do código de barras.


TOPO



O que significa CD?
A sigla CD, que aparece ao final do número de chamada do livro, refere-se a Coleção Didática. Compõem a coleção didática os livros que fazem parte da bibliografia básica dos cursos de graduação. Você localiza esses livros nas estantes do salão do 3o. andar, na Biblioteca Central.


TOPO



O que posso levar emprestado?
Alunos de graduação, ex-alunos e alunos de cursos de extensão podem retirar: livros, teses, CD-Rom, fitas de vídeo; máximo de sete volumes no total.
Alunos de pós-graduação e funcionários podem retirar: livros, teses, CD-Rom, fitas de vídeo e periódicos; máximo de quinze volumes no total.
Professores podem retirar: livros, teses, CD-Rom, fitas de vídeo e periódicos; máximo de quinze volumes no total.


Qual é o prazo de empréstimo das publicações?

Para alunos de graduação, ex-alunos e alunos de cursos de extensão os prazos são: 7 dias para livros da Coleção Didática, CD-Rom, fitas de vídeo e 15 dias para os demais livros e teses;
Para alunos de pós-graduação e funcionários: 7 dias para livros da Coleção Didática, CD-Rom, fitas de vídeo e 15 dias para os demais livros, teses e periódicos;
Para os professores os prazos são: 7 dias para livros da Coleção Didática, CD-Rom, fitas de vídeo, 15 dias para periódicos e 30 dias para os demais livros e teses.


Quando um livro não pode ser emprestado?

O livro não pode ser emprestado quando for:
- Obra de referência (ex.: dicionários, enciclopédias). Possui [R] no no. de chamada.
- Coleção Especial. Possui [ESP] no no. de chamada.
- Obra rara. Possui [OR] no no. de chamada.
- Livro com tarja vermelha na etiqueta de lombada. Estes livros podem ser emprestados às sextas-feiras, a partir das 17:00.


Localizei em outra biblioteca o livro que preciso. Posso pegar emprestado?

Sim, se você é aluno de pós-graduação ou professor poderá pedir emprestado livros de outras bibliotecas através do Empréstimo entre Bibliotecas .


Não sou aluno da PUC-Rio, posso levar livros emprestados?

Sim, por Empréstimo entre Bibliotecas, que você deve solicitar à biblioteca da instituição à qual você está vinculado.


TOPO



Serei avisado do vencimento do prazo de empréstimo?
Sim.  O Sistema Pergamum envia automaticamente aos usuários com e-mail cadastrado aviso de vencimento do prazo de empréstimo através de correio eletrônico porém, lembramos que o não recebimento desse aviso, por falta de luz, problemas com provedor, etc., não isenta os usuários das penalidades pelo atraso. Portanto, verifique sempre os prazos de vencimento dos livros em seu poder através da opção Acesso Usuário na página de opções de consulta.


Como posso cadastar/atualizar meus dados?

Envie uma mensagem para o email: bcentral@dbd.puc-rio.br, ou ligue para: 3527-1714, ou pessoalmente em qualquer Biblioteca do Sistema.  Caso você possua e-mail é importante cadastrá-lo para que você possa receber mensagens lembrando o vencimento das publicações emprestadas e a chegada de livros reservados.


TOPO



Como faço a renovação dos livros?
A partir dos microcomputadores nas Biblioteca ou na página web, clique em Acesso ao Usuário, passe o cartão no leitor ou digite seu código de identificação, digite sua senha da Biblioteca e clique no botão Acessar.
Selecione Renovação, marque cada item a ser renovado e clique, então, no botão Renovar. Verifique as novas datas de devolução e imprima o recibo ou anote os novos prazos.


Para fazer a renovação nos terminais da Biblioteca preciso trazer os livros?

Não, porém faça sua renovação com antecedência pois caso haja reserva você não poderá renová-lo, ou seja, terá que devolvê-lo na data de vencimento.


TOPO



Como faço a reserva de um livro?
A partir dos micros nas Bibliotecas ou na página web. Clique em Pesquisa, faça a pesquisa do livro procurado, clique em Exemplares. Caso o livro esteja emprestado, clique no ícone Reserva. Passe o cartão no leitor ou digite seu código de identificação, digite sua senha e clique em Confirmar. Verifique se aparece a mensagem Reserva Concluída.


TOPO



É seguro devolver os livros na Caixa de Devolução?
Sim.  A Biblioteca Central e Setorial do CTC possuem caixas de devolução de livros em sua entrada.  Você pode depositar seus livros com segurança nas mesmas.  Caso o livro esteja em atraso a multa ficará registrada e inalterada até a quitação do seu débito.



TOPO



Há penalidade pela não devolução de uma obra no prazo?
Sim. As obras em atraso estão sujeitas a multa diária no valor de R$ 1,50 (hum real e cinquenta centavos) com exceção de sábados, domingos e feriados. As multas somente são abonadas com apresentação de atestados médicos. Lembramos que enquanto não for efetuado o pagamento da multa você fica impossibilitado de efetuar novos empréstimos.


TOPO



No caso de perda de livro como devo proceder?
Comunique a Biblioteca a perda antes do vencimento do prazo de empréstimo para que não ocorra multa. Você terá um prazo de até trinta dias para fazer a reposição da obra por outra igual à que foi perdida ou outra do mesmo autor ou assunto correlato.  Lembramos que enquanto não houver a reposição da obra você fica impossibilitado de efetuar empréstimos.


TOPO



Posso tirar cópia do material da Biblioteca?
Sim. Com exceção das obras raras, que não podem ser copiadas, você pode tirar cópia de até 10% do conteúdo da obra, conforme a lei de direitos autorais.


Como faço para tirar cópia do material da Biblioteca?

Na Biblioteca Central existe uma central de fotocópia com máquinas de auto-serviço e atendimento de encomendas. Caso você não esteja no Campus, clique aqui para informações sobre preço e utilize formulário on-line.


TOPO



Quais são as bases de dados que a CAPES deu acesso?
As bases de dados disponíveis para acesso estão listadas na página Bases de Dados e os periódicos na página Periódicos on-line , caso você queira acessar diretamente o portal da CAPES, o endereço é: http://www.periodicos.capes.gov.br


Como posso acessar as bases de dados e os periódicos da CAPES?

Você pode acessar as bases e os periódicos a partir de qualquer microcomputador dentro do Campus da Universidade ou da sua casa, se você for professor, aluno ou funcionário cadastrado no Sistema de Bibliotecas, através do Acesso Remoto.


TOPO



O que é Acesso Remoto?
É um serviço disponível para alunos, professores e funcionários cadastrados no Sistema de Bibliotecas da PUC-Rio e que permite o acesso às bases de dados e periódicos on-line a partir de qualquer computador fora do Campus da Universidade, sem a necessidade de utilizar várias senhas ou uma para cada base de dados. Clique aqui e veja como proceder.


TOPO



Quem pode solicitar o serviço de elaboração de fichas catalográficas?
Este serviço é oferecido apenas para alunos, professores e funcionários da PUC-Rio.


Como faço para solicitar a elaboração da ficha catalográfica da minha publicação (dissertação, tese, trabalho de conclusão de curso, livro etc.) ?
Para solicitar a ficha catalográfica preencha o formulário online e anexe os seguintes arquivos de acordo com o tipo de publicação:
  • para dissertações, teses e trabalhos de conclusão de curso enviar a folha de rosto, a que consta o nome do orientador;
  • para livros e outras publicações enviar a folha de rosto, o sumário, a apresentação e a introdução.
Para acessar o formulário - clique aqui.


Qual o prazo para a entrega da ficha catalográfica após o preenchimento do formulário de solicitação?

O prazo para entrega da ficha catalográfica é de 48 horas, excetuando-se sábados, domingos e feriados.


Como faço para alterar informações de um formulário que já foi enviado para a Seção de Processamento Técnico?

Para solicitar a alteração de informações de um formulário já enviado basta enviar um e-mail para spt@dbd.puc-rio.br, informando o número de ordem (N.O.) da solicitação e as informações que devem ser modificadas.


TOPO



É permitida a entrada com bolsa na Biblioteca?
Não. Bolsas, pastas e sacolas deverão ser deixadas nos armários individuais, mediante apresentação da carteira de identificação da PUC-Rio ou entrega de documento de identidade.


TOPO



Há penalidade pela não devolução da chave?
Sim. A perda, não devolução da chave ou pernoite do material nos armários implica taxa de permanência de R$ 5,00 (cinco reais), por dia, a perda das chaves R$ 5,00 (cinco reais), a perda do cadeado R$ 12,00 (doze reais) e o preço do chaveiro é R$8,00. Caso o armário não seja renovado após quatro horas de utilização, será cobrado R$1,00 por hora/fração.


TOPO



Posso doar livros à Biblioteca?
Sim. O Sistema de Bibliotecas aceita doações de livros e material bibliográfico que deverão ser encaminhados a Seção de Aquisição Centralizada (SAC). Os doadores deverão assinar o "Formulário de Doação", concordando que o material seja acervado de acordo com a política de seleção e tratamento técnico do Sistema de Bibliotecas ou repassados para outra instituição, caso não sejam relevantes à comunidade acadêmica da PUC-Rio.


TOPO