Proprietário: Conde De Visme; descendente dos Condes de Ponthieu (século oito) da realeza francesa; o chefe da família &tem o título, na Europa, de Príncipe. O título de Conde de Visme foi também reconhecido pelos sucessivos governos franceses, apesar da família residir há muitos anos na Inglaterra e ter vários oficiais no Exército inglês.



Desenho:
 
       "
...though throughly identified with this country, carries arms proclaiming their French the Counts de Vismes (or de Visme) asserted their descent form royalty itself, as evidenced by the first quarter, d'azur semée de fleur-de-lys or, for France ancient, whilst the motto Mont Joie St. Denis, and the supporters, two angels, also indicate French royalty. ...Here is another plate of a Frenchman settled in England, and rather more English than the majority of Englismen themselves" 









Proprietário: Luiz José da Cunha Grã Athayde e Mello, 4o. Conde Povolide; Portugal.
Nasceu em 03/09/1778 e faleceu em 11/07/1833. Filho de José da Cunha Grã Athayde, 3o. conde de Povolide.


Desenho:
autor desconhecido.








Proprietário: Nicanor Lemgruber; Engenheiro e Professor; Rio de Janeiro, Brasil.


Desenho:
autor desconhecido. Existem duas versões deste ex-libris, variando apenas na cor: azul-marinho ou azul claro.

Descrevendo e comentando o ex-libris, diz o Dr. Cantinho Filho, ex-librista: "Uma grande cruz iluminando o mundo, emergindo de um livro aberto, com uma pena ao lado. A Cruz e o Livro significam a Fé e a Ciência, sempre unidas. Ex-libris simples e bastante expressivo. O titular, professor e Católico, procurou condensar na sua vinheta essas duas idéias capitais, e o conseguiu com perfeição."









Proprietário: Ernest Théodore Hamy, filho de Théodore Auguste, farmacêutico, e de sua segunda mulher, nascido em Boulogne-sur-mer em 22 de junho de 1842, médico, professor do Museu Nacional de História Natural da França, diretor honorário do Museu Etnográfico do Trocadero, membro do Instituto e Academia de Medicina, oficial da Legião de Honra, faleceu em Paris no dia 18 de novembro de 1908.


Desenho:
litografia; um orangutango sentado sobre uma rocha, tem sobre o peito a inscrição: Ex libris / Dris. E. T. Hamy.








Proprietária: Viscondessa de Cavalcanti
Nascida Amélia Machado Coelho de Castro, casou-se com Diogo Velho Cavalcanti de Albuquerque, Visconde de Cavalcanti. Dama de grande prestígio social durante o 2o. Reinado, apaixonada pelas artes reuniu valiosas coleções de variados objetos, como quadros, medalhas, cartões-postais, etc., que foram doadas para o acervo do Museu Mariano Procópio de Juiz de Fora, MG.

É muito procurado o seu "Catálogo das Medalhas Brasileiras e Estrangeiras referentes ao Brasil", 1910, relacionando as peças de sua coleção.


Desenho:
ex-libris gravado por Agry (França), "é uma das mais belas marcas bibliográficas que temos visto" (Manuel Esteves). Este ex-libris é considerado raro pelos colecionadores.








Proprietário: A. Ramel; Portugal; século XIX.

 

Desenho:     









Proprietário: Alfredo Ferreira de Carvalho;;
nasceu no Recife, em 27/06/1870, e faleceu na mesma cidade em 23/06/1916. Engenheiro, Professor, Historiador, Bibliófilo, pertenceu à Academia Pernambucana de Letras, ao Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco, e ao Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.


Desenho:
autor desconhecido.








Proprietário:
Duque d'Aumaule 



Desenho:
 









Proprietário:
Monsr. Jacobo Giuseppe Mannucci Benincasa

 

Desenho:









Proprietário: Álvaro Simões Corrêa,
Médico; Rio de Janeiro, Brasil.


Desenho:
ex-libris de autoria de Alberto Childe, egiptólogo russo, radicado no Rio de Janeiro, Cientista do Museu Nacional da Quinta da Boa Vista.








Proprietário: Nicolai Firmini; Itália. 

 

Desenho:      









Proprietário: Le Comte de Schulendurg Clusterroda 

 

Desenho:         









Proprietário: Monsenhor Joaquim Nabuco;
nasceu em 16/01/1894; filho de Joaquim Aurélio Nabuco de Araújo e de D. Evelina Torres Ribeiro Nabuco de Araújo.

Pároco de Santa Teresa, Membro da Cúria Metropolitana e da Cúria Romana. Protonotário Apostólico.

Autor de Pontificalis Romani Expositio Juridica Practica; Ius Ponficium; Bibliófilos vs. Bibliófagos.


Desenho:
Adalberto Mattos.








Proprietário: G. de Lailhacar 

 

Desenho:         









Proprietário: Firmino Antônio Borba;
nasceu em 17/10/1874; General de Divisão (1925).


Desenho:
ex-libris n.2, de autoria de Alberto Lima, feito em 1940. 








Proprietário: Duhamel, Champagne, século XIX.


Desenho:
prata sobre areia, ao alto e abaixo enfeitado por um flanco de ouro e ao centro um escudo em azul, ao alto um castelo de prata. Coroa de Marquês. Acima a cabeça e o pescoço de uma cegonha. Suporte: duas cegonhas. Moto: A TOUTE HEURE (Sempre Pronto).








Proprietário: Américo Jacobina Lacombe;
nasceu no Rio de Janeiro em 07/07/1909 e faleceu em 07/04/1993. 

Bacharel e Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais. Diretor (1939/1993) da Fundação Casa de Rui Barbosa. Professor de História do Brasil em vários estabelecimentos de ensino superior, inclusive da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Presidente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.


Desenho:
ex-libris de autoria de José Heitgen; técnica: zincogravura.








Proprietário: Vasco Joaquim Smith de Vasconcellos; nasceu em 1886, no Rio de Janeiro, filho do 2o. Barão de Smith Vasconcellos. Foi Juiz de direito em São Paulo e autor de várias obras jurídicas.


Desenho:
F. I. Junod (1919), impresso em Lausanne; traçogravura em preto sobre papel creme. 

O ex-librista Dr. Cantinho Filho assim descreve e comenta o ex-libris: "de uma estante com livros, surge a Justiça com a balança e a espada. Um escudo, ao alto, com as armas dos Vasconcellos, Guimarães, Pereira e Ferreira. Entre os dois motivos - A Lei e a Justiça - desenvolve-se a idéia, de acordo com a legenda: a própria Justiça deve respeitar a Lei. Sendo o titular um Magistrado. A sua ideação foi muito feliz e bem interpretada pelo desenho."
 








Proprietário: Alberto Ramos 

 

Desenho:   









Proprietário: Henry Joseph Lynch; súdito inglês residente no Rio de Janeiro, doou sua excelente biblioteca para a Cultura Inglesa. Nasceu em 14/04/1878 e faleceu em 16/01/1958; foi Chefe da firma Davidson Pullen & Cia. e Diretor da Cia. Fiat Lux; membro da Sociedade Real de Geografia, Sociedade Zoologica de Londres.Título: Knight Bachelor, 1923.

Desenho:

"D'Azur au chevron d'or, accompagne de trois trèfles du même; au chef d'argent, chargé de trois roses de gueules; à un croissant de sable, brochant sur la cime du chevron et sur le chef. Franc-quartier de comte maire de l'empire qui est: D'azur à une muraille crénelée d'or. Couronne de comte. Cimier: une chévre(?) passante, la tête de fornt. Derise: Semper Fidelis. Manteau et couronne de pair."









Proprietário: Saboia de Medeiros



Desenho:









Proprietário: José Carlos de Macedo Soares; nasceu em São Paulo em 06/10/1883 e faleceu em 24/01/1968. filho do Professor José Eduardo de Macedo Soares e Cândida Sodré de Macedo Soares. Formado em direito, foi professor e político. al lado da atuação política - foi Deputado e Ministro da Justiça - desempenhou missões diplomáticas - foi embaixador e Ministro das Relações Exteriores (1934). Em 1941 foi aclamado Presidente Perpétuo do Instituto Histórico Geográfico Brasileiro.


Desenho:
Adolfo Kohler, xilogravura, cor azul. 

 









Proprietário: Cyro dos Anjos; jornalista, professor, cronista, romancista, ensaísta e memorialista, nasceu em Montes Claros, em 5/10/1906 e faleceu no Rio de Janeiro, em 04/08/1994; fez carreira como funcionário público ocupando altos cargos em Minas Gerias e no Rio. Ministro do Tribunal de Contas do Distrito Federal, Professor da Universidade de Brasília. Professor de Estudos Brasileiros na Universidade do México e na de Lisboa.

Eleito em 1 de abril de 1969 para a Cadeira n.24, da Academia Brasileira de Letras, na sucessão de Manuel Bandeira. 

 

Desenho:









Proprietário: (ainda não identificado)



Desenho:









Proprietário: (ainda não identificado)



Desenho:










Proprietário: (ainda não identificado)



Desenho:










Proprietário: (ainda não identificado)



Desenho:










Proprietário: (ainda não identificado)



Desenho:










Proprietário: (ainda não identificado)



Desenho:










Proprietário: (ainda não identificado)



Desenho:










Proprietário: (ainda não identificado)

Desenho:










Proprietário: (ainda não identificado)

Desenho:










Proprietário: (ainda não identificado)

Desenho:










Proprietário: (ainda não identificado)

Desenho:










Proprietário: (ainda não identificado)

Desenho:










Proprietário: (ainda não identificado)

Desenho:










Proprietário: (ainda não identificado)

Desenho:










Proprietário:
(ainda não identificado)



Desenho:










Proprietário: (ainda não identificado)



Desenho:









Proprietário:

Irma Arestizábal, nasceu em Bahía Blanca, Argentina, em 10 de abril de 1940. Faleceu em Roma - Itália, em 11 de maio de 2009. Diretora do Departamento de Artes (1977-1981), Professora e Diretora do Centro Cultural Solar Grandjean de Montigny (1980-1992) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio. Foi uma das mais destacadas autoridades em Arte Lationamericana. Atuou, também, como crítica de arte, curadora independente e professora de Arte Lationoamericana na Universidade de Buenos Aires, Argentina. Foi Secretária da Cultura do Instituto Italo-Latino Americano em Roma - Itália e curadora do "Pabellón Latinoamericano" da Bienal de Veneza, desde a 50ª edição.

Antônio Lemme Arestizábal, nasceu na Argentina, em 19 de setembro de 1974. Faleceu em Buenos Aires, em agosto de 1999. Estudou no Colégio Teresiano CAP/PUC e mudou-se definitivamente, junto com sua mãe, para Buenos Aires, no final de 1992. Iniciou curso de Ciências Sociais, na Universidade em Buenos Aires.



Desenho:
Empresa Unidesign Programação Visual Ltda. (Rio de Janeiro - RJ). Confeccionado em papel linha pólen (cor palha). Impressão com solução de molha em sistema offset em papel com pH acima de 7. Gramatura de 120g.










Proprietário: (ainda não identificado)



Desenho: