British Library - Bibliotecários substituídos por robôs

British Library

A Biblioteca Nacional do Reino Unido irá remanejar parte de seu acervo para um novo prédio, onde a responsabilidade pelo armazenamento e coleta de 7 milhões de itens passará de um bibliotecário para uma grua - aparelho para levantar pesos, como um guindaste - robotizada.

O centro climatizado, que custou 30 milhões de libras, localizado na cidade de Boston Spa, norte da Inglaterra, irá abrigar o equivalente a 262 quilômetros de estantes, em um tipo de armazenamento de alta densidade que normalmente é usado mais por varejistas do que por bibliotecas ou livrarias

O diretor de finanças e serviços corporativos da biblioteca, Steve Morris, afirmou que os livros serão armazenados em contêineres, que serão empilhados seguindo um algoritmo que calcula a demanda por certos títulos.

“As gruas, na verdade, são a única parte da organização agora que saberão onde está o material”, disse Morris. 

“Ao longo do tempo, com o material sendo acessado, o sistema irá lembrar de quais livros são mais pesquisados e irá guardar esses livros na frente no prédio, para que sejam acessados mais facilmente”.

Leia mais em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u657285.shtml

http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2009/11/25/bibliotecarios-da-british-library-serao-substituidos-por-robos-914914447.asp

Você pode seguir todas as respostas para esta entrada através do feed RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta, ou um trackback do seu próprio site.

Deixe um comentário