Europeana - Think culture

europeana-logo-small1A idéia inicial da Europeana foi proposta por seis Chefes de Estado e de Governo que sugeriram a criação de uma biblioteca virtual européia, com o objetivo de tornar os recursos culturais e científicos da Europa acessíveis a todos. O objetivo definido pela Comissão Européia para a Europeana é o de facilitar o uso dos recursos de informação europeus no ambiente on-line, tendo como base o valioso patrimônio cultural da Europa, combinando ambientes multiculturais e multiligues com os avanços tecnológicos e novos modelos de negócio.

A Europeana.eu conta, atualmente, com mais de  4.6 milhões de itens digitais entre:

•imagens - pinturas, desenhos, mapas, fotografias e imagens de objetos de museu
•textos - livros, jornais, cartas, diários e documentos de arquivo
•sons - música e registos falados, fitas magnéticas, discos e emissões de rádio
•vídeos - filmes, gravações de noticiários e emissões de televisão.

Enquanto alguns dos seus conteúdos são mundialmente famosos, outros constituem tesouros europeus menos conhecidos, mantidos em museus, galerias,  arquivos e coleções audiovisuais.

O site oferece algumas funcionalidades como My Europeana, para guardar pesquisas ou marcar determinados itens como favoritos, ou selecionar conteúdos e adicioná-los às suas pastas pessoais. Ainda está na sua versão beta, com a perspectiva de lançamento da Europeana Versão 1.0 em 2010, com links para mais de 10 milhões de objetos digitais.

A Europeana.eu é financiada pela Comissão Européia e estados membros da União.

Embarque nesta viagem em: http://www.europeana.eu/portal/index.html

Você pode seguir todas as respostas para esta entrada através do feed RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta, ou um trackback do seu próprio site.

Deixe um comentário