TechXtra - Informações nas áreas de Engenharia, Matemática e Computação

xtralogoDesenvolvido e mantido por uma equipe da Heriot Watt University, Reino Unido, TechXtra promete ajudar a localizar artigos, livros, teses, dissertações, os melhores sites, reports, entre outros documentos, principalmente, nas áreas de engenharia, matemática e computação, permitindo a pesquisa cruzada em mais de 20 diferentes coleções relevantes para estas áreas, incluindo várias bases de dados de acesso livre, como DOAJ - Directory of Open Access Journals, NDLTD - Networked Digital Library of Theses and Dissertations, arXiv - ePrints Archive.

Funcionando como um metabuscador TechXtra poupa o tempo do pesquisador ao ir diretamente em diversas bases de dados ao mesmo tempo e, neste caso, especificamente em bases relacionadas as áreas que se propõe cobrir.

É possível realizar pesquisa básica, utilizando palavra-chave e selecionando um tipo de material em uma lista já categorizada, por exemplo: artigos, websites, livors, etc. Neste tipo de busca, utilizando mais de uma expressão serão considerados os resultados que contenham as duas expressões, i.e. operador booleano AND entre os termos. Já na pesquisa avançada é possível realizar buscas mais complexas, inclusive selecionando coleções específicas.

Na lista de resultados é possível chegar ao texto completo de muitos documentos que estão com acesso livre ou mesmo que estão disponíveis apenas para Universidades, Instituições, que assinam a base de dados que contém o documento.

Se você é da área de engenharia, matemática ou computação, vale a pena dar uma conferida em: http://www.techxtra.ac.uk/index.html