BASE - Buscador de repositórios acadêmicos

logo_baseA Universidade de Bielefeld, na Alemanhã, criou e desenvolve o mecanismo de busca chamado BASE - Bielefeld Academic Search Engine, que tem como objetivo realizar buscas em repositórios acadêmicos que utilizem  o protocolo OAI-PMH (Open Archives Initiative Protocol for Metadata Harvesting), permitindo a recuperação de conteúdos acadêmicos relevantes, além de indexar sites selecionados, utilizando uma interface única de pesquisa.

Segundo informações do site, o BASE, em comparação com os buscadores comerciais, se destaca por oferecer, entre outras, as seguintes vantagens:

- recuperar somente resultados academicamente relevantes, uma vez que são incluídos apenas repositórios que atendam a requisitos de qualidade e relevância;

- realizar pesquisa na chamada “Deep Web”, normalmente ignorada pelos robos de busca comerciais;

- várias possibilidades de ordenação e filtragem dos resultados por autor, tipo de documento, etc.

Com este tipo de ferramenta é possível localizar a produção acadêmica de várias universidades e institutos de pesquisa no mundo, que não estão em bases de dados comerciais e são dificilmente localizadas por um buscador tipo Google.

Segundo informações do site, no momento, é possível pesquisar em 22.055.045 documentos de 1.406 fontes diferentes.

Vale a pena conferir em: http://www.base-search.net/.

3 Comments »