PressDisplay - Base de dados de jornais

clip_image001Há dois anos a Biblioteca assina a base de jornais Library PressDisplay, mas muita gente ainda não conhece ou ainda não teve a chance de utilizar os recursos que ela oferece.

Para começar ela disponibiliza mais de 800 jornais do mundo todo, e não é a versão web dos jornais não, é a versão impressa mesmo, com imagens e propagandas. Você folheia o jornal na tela como se estivesse passando as folhas em papel.

Tem jornal da Albania, Camboja, Israel, Jordânia, Malásia, Nepal, Turquia para sitar apenas alguns países que talvez não tenham seus jornais tão consultados, mas serve para mostrar a diversidade da base.

Os jornais brasileiros disponíveis: O Globo, Folha de São Paulo, Estado de São Paulo e Valor Econômico, entre outros.

Com material tão diversificado as possibilidades de uso e exploração são infinitas,  o pessoal de comunicação visual pode, por exemplo, usar para estudar as propagandas, as imagens, os anúncios, a diagramação do jornal; o pessoal que estuda línguas pode ler e ouvir matérias em diversos idiomas; pessoal de sociologia e outras áreas, como Relações Internacionais, pode observar como um assunto de alcance mundial está sendo abordado em jornais locais de vários países… as possibilidades são imensas e em quase todas as áreas do conhecimento.

É possível realizar pesquisa por assunto, combinando data, jornal e idioma. O site disponibiliza também uma área com notícias já pré-selecionadas relacionadas a esportes, entretenimento e negócios.

Outras possibilidades interessantes são recursos como possibilidade de tradução, áudio, compartilhamento de notícias através de emails, blogs, redes sociais como Facebook entre outras.

Vale muito a pena conhecer - http://library.pressdisplay.com/ !

Lembrando que o acesso é restrito a comunidade PUC-Rio e para acessar fora do campus é necessário acesso remoto.

Uma curiosidade: na lateral direita da página inicial, você encontra uma caixa com o número de árvores que deixaram de ser derrubadas ao se ler os jornais on-line e não em papel.

Bom proveito !

Você pode seguir todas as respostas para esta entrada através do feed RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta, ou um trackback do seu próprio site.

3 Comments »

 
 

Deixe um comentário