Biblioteca high-tech - Manguinhos/RJ

Com 900 DVD’s, 5 televisões de LCD, 40 computadores, 25 mil livros e mais de 3 milhões de músicas distribuídas em aparelhos de Mp3, e com infraestrutura de nível internacional, foi inaugurada em  29/04/2010,  a primeira biblioteca-parque do país.

O projeto segue os mesmos moldes das novas bibliotecas de Medellín e de Bogotá, na Colômbia, e tem como objetivo fomentar a cultura em áreas pobres e reduzir a violência nessas regiões. Dos cerca de 30 funcionários da unidade, pelo menos 20 são moradores da região.

biblioteca-manguinhos

Fonte: G1 RJ

A proposta é que a biblioteca - diferente dos modelos tradicionais, pois tem um caráter multimídia - seja utilizada por todos que procuram uma nova visão do conhecimento. Atenderá de forma diferenciada a população de Manguinhos e de toda a cidade do Rio, de terça-feira a domingo, das 9:00 às 21:00h. O espaço  terá ainda salas de estudo, de leitura e de multimídia, onde acontecerão apresentações de teatro e de filmes brasileiros e estrangeiros.

Existem projetos na Secretaria Estadual de Cultura para implantação de mais quatro bibliotecas-parque no Rio de Janeiro, seguindo o modelo da inaugurada, em Manguinhos. A previsão é que a próxima unidade funcione em Niterói, na antiga biblioteca da cidade. Ainda este ano, devem ser beneficiadas as comunidades da Fazendinha, no Complexo do Alemão, na Zona Norte, e da Rocinha, na Zona Sul carioca. Já para o início de 2011, a Biblioteca Pública do Estado, que funciona no Centro do Rio, deverá reabrir as portas com o novo conceito.

 

Leia mais:

Manguinhos ganha biblioteca high-tech inspirada em Medellín (Fonte: G1RJ)

Rio recebe a primeira biblioteca-parque do país (Fonte: Folha Online)

Veja fotos (Fonte: G1RJ)

Rio terá mais quatro bibliotecas ( Fonte: O Globo Online)

Você pode seguir todas as respostas para esta entrada através do feed RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta, ou um trackback do seu próprio site.

7 Comments »

 
  • Mais espaço para a cultura isto é muito bom.

  • VANA DRUMOND disse:

    Parabéns, ficou simplesmente maravilhosa.
    Gostaria de saber o nome do fabricante dos móveis ( estantes, cadeiras, etc..)

    Atts.,
    Vania

  • cole brest disse:

    it´s wonderful. i liked a lot.manguinhos deserve it.

  • Edson Sousa disse:

    Que bom que vocês gostaram. Essa iniciativa é pioneira no Brasil e o incentivo a cultura contribui para a inclusão social.

  • Aline B disse:

    Frequento a comunidade do Manguinhos, fui conhecer a biblioteca, é maravilhosa mesmo, tem todos os acervos da literatura brasileira e mundial. Super moderna, espaçosa e aconchegante. Um ótimo ambiente pra quem procura cultura pra si.

  • Eliana disse:

    Prezados,

    Sou bibliotecária e gostaria de saber o nome do fabricante mobiliário, pois achei lindo!

    Muito Obrigada,

  • admin disse:

    Eliana,
    Sugiro entrar em contato direto com a equipe da Biblioteca de Manguinhos.
    Abraço,

 

Deixe um comentário