Formulário para solicitação: façam seus pedidos de documento, informação e ficha catalográfica para a Biblioteca

Desde 2005, o Sistema de Bibliotecas da PUC-Rio  disponibiliza  um formulário online, através do qual os usuários podem fazer  pedidos de documento, informação e ficha catalográfica: o Formulário para Solicitação - lado esquerdo do site da biblioteca.

A solicitação de ficha catalográfica é restrita aos usuários da comunidade PUC-Rio e destina-se a elaboração da ficha a ser incluída em dissertações, teses, trabalhos de conclusão de curso, livros e outras publicações de alunos, professores e funcionários.

A solicitação de informação refere-se a dúvidas sobre o uso e o funcionamento das Bibliotecas, serviços prestados e recursos disponíveis. Há, também, a possibilidade de esclarecer essas dúvidas pessoalmente, ou através do FAQ,  chat, e-mail, ou telefone.

A solicitação de documento refere-se a pedidos de cópia de artigos de periódicos, capítulo de livros, papers de congresso,  empréstimo de livro de outras bibliotecas - serviço restrito a alunos de pós-graduação e professores, material localizado no nosso depósito externo etc.

A primeira parte do formulário é preenchida com os dados pessoais do usuário que, ao escolher  o tipo de solicitação que deseja fazer, abre a segunda parte do mesmo, com os dados referentes ao pedido. Deve ser preenchida uma única solicitação por formulário.

Em determinados casos, é necessário um pagamento  para que o atendimento seja concluido - de acordo com o convênio a ser utilizado na obtenção do documento. Quando isso acontece, é enviado um orçamento, que o solicitante pode recusar - a solicitação será cancelada automaticamente. Caso aceite, o pagamento pode ser feito por boleto bancário e o comprovante enviado por e-mail, ou fax. Na maioria das vezes, o documento é enviado por e-mail. Assim, em muitas ocasiões, todo o processo se faz de forma totalmente remota.

Não deixem de aproveitar mais esse serviço. Façam seus pedidos!