Latin American e African NewsPapers

Está disponível para avaliação a base de dados  Latin American NewsPapers. Parte integrante do Arquivo Mundial de Jornais Históricos, esta coleção on-line oferece acesso ao conteúdo de mais de 35 jornais Latino-Americanos publicados nos séculos 19 e 20 de forma inteiramente pesquisável. Com publicações de países como Argentina, Brasil, Chile, Cuba, Guatemala, México, Peru, Venezuela, entre outros. A coleção Jornais Latino-Americanos apresenta uma cobertura inédita sobre pessoas, fatos e eventos entre 1805 e 1922.

A base permite fazer pesquisas por assunto e título do jornal. Os resultados podem ser ordenados por ordem cronológica, ordem cronológica reversa ou relevância. É possível fazer o download de páginas selecionadas do jornal ou de toda a edição, limitado a 75 páginas por download, ou enviar o link para acesso por e-mail.

Outras possibilidades de pesquisa disponíveis:

-  data; idioma; lugar da publicação ou título do jornal, basta clicar na aba correspondente.

latinamericannews

 

Outra base, também, em avaliação é a African Newspapers, similar a Latin American, cobrindo o período de 1800 a 1922. Fornece acesso a mais de 30 jornais africanos em inglês e idiomas estrangeiras de Gana, Quênia, Lesoto, Maláui, Moçambique, Namíbia, Nigéria, África do Sul, Uganda e Zimbábue.

Disponibiliza reportagens, editoriais, atualizações legislativas, cartas, poesia, anúncios, avisos de matrimônio e de morte, apresentando a evolução de culturas e países através da sub-África - Saara durante um período de mudanças drásticas. De repercussões do tráfico de escravos da área Atlântica, a vida sob domínio colonial e os resultados da Conferência de Berlim até ao surgimento de jornalismo da gente Preta, as Guerras zulus e a rejeição de imperialismo Ocidental, estes jornais fornecem vastos pontos de vistas das diferentes culturas.

Os recursos e opções de pesquisa são os mesmos oferecidos pela Latin American NewsPapers.

No site da Biblioteca disponibilizamos formulários para ajudar na avaliação.

Disponível somente até 30 de setembro, próxima 5a.feira.

Aproveite!  Aguardamos sua avaliação e seus comentários!

Fonte: NewsBank InfoWeb

Você pode seguir todas as respostas para esta entrada através do feed RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta, ou um trackback do seu próprio site.

Deixe um comentário