A Representação do Conhecimento

Você sabia que o Sistema de Bibliotecas da PUC-Rio possui um acervo com mais de 160 mil títulos – entre livros e outros tipos de materiais?  Já imaginou como tudo isso é organizado?  Uma das ferramentas utilizada pelos bibliotecários, que auxilia esse processo de organização do conhecimento, é um código denominado Classificação Decimal de Dewey - CDD.  Ele possibilita que os documentos sejam reunidos nas estantes por assunto. Você já percebeu isto?

            As grandes áreas - que podem ser desdobradas de acordo com a necessidade de especificidade de cada material - da Classificação Decimal de Dewey estão demonstradas abaixo. 

 

000 - Obras Gerais

100 - Filosofia

150 - Psicologia

200 - Religião

300 -Ciências Sociais

400 - Filologia

500 - Ciências Naturais

600 - Ciências Aplicadas

700 - Artes

800 - Literatura

900 - História e Geografia

 

Sabe aquela numeração gigantesca, localizada nas etiquetas de lombada dos livros? Não é uma invenção dos bibliotecários, ela é retirada da CDD e traduz o assunto que o livro trata.  Como existem vários livros com o mesmo assunto, criou-se uma tabela, chamada de Tabela de Cutter, para identificarmos o sobrenome do autor e assim compor o número de chamada, que é como se fosse o “endereço” do livro na estante.

Por exemplo:  para um livro sobre Religião, de um autor que tem como sobrenome Reis, teremos o seguinte nº de chamada:

200      Equivale ao assunto Religião

R375   A letra R + o nº equivalente ao sobrenome do autor Reis

 

Pensando em facilitar para os usuários que querem saber onde determinados assuntos estão dispostos nas estantes, a Biblioteca Central criou um totem para os Salões de Leitura, que estão no início das estantes da Coleção Didática e da Biblioteca do CCS/CTCH. 

Mas o que é um totem?  A palavra totem vem do termo indígena ototeman e significa parentes como irmãos.  O totem pode ser a figura de um animal, de uma planta ou de uma pessoa.  Alguns povos o consideravam como guardiões ou protetores.*

Algumas vezes não temos um autor específico e/ou um título, mas queremos apenas saber onde estão os livros de determinados assuntos como: arte, literatura, direito, administração etc.  Nada é mais prazeroso do que  ter a liberdade de “passear” pelas estantes e ver o que há de interessante.  Desta forma, os totens irão nos orientar sobre cada assunto que está agrupado nas estantes. 

Ficou curioso? Venha nos visitar e conhecer nossos totens.  Temos certeza que agora você verá com outros olhos o nosso acervo.

* Fonte: http://recreionline.abril.com.br/arquivo/totem_figurasmisteriosas.pdf

Você pode seguir todas as respostas para esta entrada através do feed RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta, ou um trackback do seu próprio site.

Deixe um comentário