SciFinder Web - Chemical Abstracts Service (CAS)

O acesso ao SciFinder mudou, não é mais pelo desktop e sim pela web. Nesse post, explicaremos como se cadastrar para ter acesso a essa ferramenta de pesquisa do Chemical Abstracts Service (CAS), que reune seis bases de dados:

  • CAplus (1907-presente)
  • Registry (1907-presente)
  • Chemical Reactions (1840-presente)
  • Substâncias Químicas Regulamentadas (1778-presente)
  • CHEMCATS
  • MEDLINE (Saúde)

Na SciFinder estão indexados periódicos científicos nas áreas de Química Orgânica, Química Inorgânica, Físicoquímica, Química Analítica; Engenharia Química, Processamento de Petróleo, Tintas, Revestimentos; Engenharia Sanitária, Poluição do Ar e da Água, Tratamento de Resíduos; Ciências Ambientais; Farmacologia, Toxicologia; Medicina Experimental; Biologia Celular e Molecular, Genética, Genoma, Proteoma; Bioquímica, Microbiologia, Enzimologia; Alimentos; Física, Química e Engenharia de Materiais, Polímeros, Elastômeros, Ligas e Cerâmica.

scifinder961

O acesso é feito após a criação de uma conta. Para isso, é necessário entrar nesse endereço e proceder todo o passo a passo solicitado para registro.

Vale a pena ressaltar que o formulário requer o acesso através de um endereço IP reconhecido pelo CAS, ou seja, de uma máquina da instituição ou, fora do campus, devidamente configurada para o acesso remoto. Só são aceitos cadastros feitos com feitos com e-mails institucionais da PUC-Rio.

Após o preenchimento do formulário, a base envia uma mensagem, para o endereço de e-mail cadastrado. Ao clicar no link enviado nesse e-mail, o usuário confirma a aceitação dos termos e condições para uso da SciFinder e finaliza o processo de cadastro.

Após o registro, para consultar a base de dados SciFinder web, versão online do Chemical Abstracts,  basta informar o username e senha criados.

Para informações adicionais e suporte no uso da SciFinder, o Portal CAPES disponibiliza um Manual para Cadastro de Novos Usuários e um Guia de Utilização da Base

Não deixe, também, de ficar atento a agenda de treinamentos oferecidos pelo Sistema de Bibliotecas e, em caso de dúvidas sobre o cadastro para uso da base, entre em contato conosco.

Você pode seguir todas as respostas para esta entrada através do feed RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta, ou um trackback do seu próprio site.

Deixe um comentário