A educação no Brasil

Não é surpresa a informação de que o país tem muito a melhorar no âmbito da educação. E com a notícia de que o Brasil é o único entre os emergentes sem universidades ‘top’, percebe-se claramente que o caminho é longo pela frente.

No ranking da Times Higher Education (THE), divulgado na última quinta-feira, 10 de março de 2011, nenhuma universidade brasileira alcançou a marca de ficar entre as 100 melhores no mundo, considerando-se a imagem que as instituições têm entre os acadêmicos.

leitura-infantil-0507082

Este resultado é reflexo da realidade de pouco incentivo à leitura na educação básica, época de formação de leitores, ao se levar em conta que os estudantes brasileiros são os que têm menos livros em casa.

jovem_adulto_estudando_-dirk_anschutz_20100825_corbis1

A mudança deste cenário dá-se pelo devido valor à leitura, principalmente quando passada de pai para filho, cujos benefícios são percebidos na comunicação mais fluente, estímulo à criatividade e à imaginação, desenvolvimento de cultura geral e, é claro, interesse maior por estudos científicos, que, em certo prazo, pode modificar a situação do Brasil neste ranking de universidades.

Todo esse encantamento do mundo da leitura pode ser encontrado na Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio, centro especializado em pesquisa, ensino e extensão sobre leitura e formação de leitor.

A Cátedra é ”interdisciplinar e concebe a leitura como prática em múltiplas linguagens e fundamento para aprendizagens e circulação de saberes. Portanto, compreende a leitura como prática cultural potencializadora de reflexões e experiências que visam à construção de uma sociedade leitora, pelo exercício da palavra, enquanto instaurador do pensamento crítico.”

Vale uma visita ao site para conhecer o projeto e todo o conteúdo disponível para consulta, incluindo um variado acervo na Biblioteca de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil. Você pode consultá-lo em imagem/texto em sua interação, ou ir ler na própria casa, que é linda e muito aconchegante!

bllij