Teologia - Patrologia Latina Database e Acta Sanctorum Database

Estão disponíveis no site da Biblioteca, duas bases de dados na área de Teologia. Poderão ser “degustadas”, através de trial, até o dia 06/05/2011.

As bases são  Patrologia Latina Database  e Acta Sanctorum Database

Patrologia Latina Database  é a edição eletrônica de uma enorme coleção de escritos dos Sacerdotes da Igreja e outros escritores eclesiásticos publicada por Jacques-Paul Migne entre 1844 e 1855 e os índices publicados entre 1862 e 1865.

São reimpressões de edições antigas e agregam muitos textos para os quais não há uma edição crítica moderna disponível. É muito utilizada por estudiosos da Idade Média e  comparável ao Monumenta Germaniae Historica.

A pesquisa é simplificada. Existe, inclusive, refino voltado para autores medievais ou modernos, com ou sem críticas (apparatus), bem como oferece recursos de busca através do botão Browse, ou seja, não é necessário saber os termos, basta clicar neste recurso e remeterá para uma lista alfabética para termos pré-determinados, inclusive termos/letras gregas.

 patrologialatinadatabase12

 

Acta Sanctorum Database  é a versão eletrônica da coleção  de volumes dedicados aos santos da Igreja Católica (Atos dos Santos), separando fatos de lendas. São edições críticas (apparatus), publicadas no fim do calendário litúrgico católico e foram lançadas na cidade de Antuérpia, Bélgica, sob a direção do Pe. Jesuíta Jean Bolland.

No início do século XX, sob a liderança do padre Hippolyte Delehaye, surgiu uma concepção mais científica da hagiografia e o exame crítico dos textos se tornou cada vez mais rigoroso: estudo das tradições manuscritas, das fontes e das reescrituras.

A pesquisa, além das buscas consideradas padrão, pode ser feita pelo nome e dia do Santo ou até mesmo se o Santo é homem ou mulher. A pesquisa é simplificada e também oferece a busca através do botão Browse.

actasanctorum11

Desvende este mundo medieval cristão e dos santos. Acesse a nosso site e pesquise.  Aproveite e avalie as bases.   Bom estudo!

Você pode seguir todas as respostas para esta entrada através do feed RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta, ou um trackback do seu próprio site.

Deixe um comentário