FIAF International Index to Film Periodicals

Pesso@l,

Vamos falar um pouco sobre Cinema? Aproveitando a série de posts sobre bases de dados disponíveis para avaliação no site da Biblioteca e a última semana para avaliar um recurso importante para quem estuda, pesquisa ou apenas se interessa por Cinema.  Quem não gosta de assistir um bom filme, não é verdade?

Para alunos e professores do curso de Cinema e cinéfilos de plantão que citam ou utilizam filmes em seus trabalhos estamos disponibilizando um período de teste para avaliação de uma base de e sobre Cinema: a FIAF International Index to Film Periodicals.

A FIAF é uma base de dados bibliográfica que oferece cobertura a centenas de revistas de cinema do mundo inteiro, e muitos destes títulos estão disponíveis em texto completo. Estão disponíveis quatro fontes de pesquisa:

- Index to Film Periodicals Plus: permite uma detalhada pesquisa em mais de 300.000 registros de filmes, além do texto completo das revistas indexadas. Cada registro consiste de uma descrição bibliográfica completa (nomes de atores, títulos de filmes e assuntos gerais). Ainda oferece um tesauro com mais de 20.000 termos controlados.

- Treasures from Film Archives: contém créditos e informações de acervos de mais de 407.000 filmes do cinema mudo (características, curtas-metragens, realidades e obras de ficção) nas coleções dos principais arquivos de filmes internacionais.

- Documentation Collections: informações completas sobre os arquivos do cinema mundial, principalmente, localizados em bibliotecas e instituições educacionais. Cada entrada inclui detalhes das coleções: tipos de materiais, visuais, sonoros e coleções especiais detidas pela instituição.

- FIAF Affiliates Publications: permite obter informações detalhadas sobre os livros, panfletos, programas e outros materiais publicados desde 1966 pela FIAF.

FIAF

Você pode fazer uma busca digitando um termo, diretamente, na caixa “Quick Search”. O resultado vem ordenado, de acordo, com a ordem apresentada em “Search Databases”.

FIAF

É possível escolher uma única base de dados para realizar uma pesquisa.

Clicando em “Search” é possível restringir sua pesquisa a artigos relacionados com a TV ou apenas em texto completo. Pode-se indicar, também, onde os termos serão buscados: citações e texto completo, somente citações ou somente no texto completo dos artigos.

No link  “Browse Full Text Journals” você visualiza os títulos de revistas que estão indexadas na base e pode pesquisar um assunto dentro da revista que você escolher.

Em “Information Resources” você encontra mais informações sobre a base e pode fazer o download da lista de periódicos indexada na base em Excel.

Esta fonte de informaçao ainda nao está assinada, para tanto o primeiro passo é avaliá-la enviando as informaçoes para a biblioteca. Em nosso site disponibilizamos um formulário para ajudar na sua avaliação. Lembramos que a FIAF está disponível para uso e avaliação até o dia 06/05.

Aproveite! Aguardamos sua avaliação e seus comentários!