Bibliotecas do Futuro - Parte 1

Hoje vou inaugurar uma série de posts, onde pretendo mostrar a relação entre a evolução tecnológica e o impacto causado no ambiente das bibliotecas. Vou apelidar essa série de posts com o título “Bibliotecas do Futuro”. Espero que vocês gostem …

O vídeo abaixo é um belo exemplo disso. Ele é um trabalho de um estudante de design, que mostra um conceito de um assento inteligente, que funciona utilizando a tecnologia RFID. O resultado ficou muito legal e vale a pena vocês conferirem no vídeo. Quem sabe um dia, nossa biblioteca não chega lá ? :-)

E vocês, gostariam que chegassemos  a esse nível de automação, ou acham que esse tipo de tecnologia ainda assusta as pessoas atualmente ?

Fiquei curioso … Comentem !

4 Comments »

• meus sinceros parabens a toda equipe “2.0″ da PUC-RIO !!! quero acompanhar bem de “pertinho” tudo que vcs estao implementando!!! um grande abraco! suelybcs

• Giuliano Ferreira disse:

Obrigado Suely ! Assim ficamos com mais vontade ainda de continuar !
    Um abraço,
    Giuliano Ferreira

• Rejane Gontow disse:

Parabéns Giuliano por apresentar propostas inteligentes para as Bibliotecas do Futuro.

Não sei se precisaríamos chegar à assentos inteligentes mas que, de um modo geral, precisamos avançar muito em nossos ambientes de Biblioteca disto eu tenho certeza.

Suas colaborações serão de grande valia para nossos alunos pois poderão pensar em soluções mais criativas para tornar a Biblioteca um ambiente mais amigável.

• Giuliano Ferreira disse:

Obrigado Rejane. Realmente, não é uma tarefa fácil transformar a biblioteca, num ambiente mais dinãmico. Acredito que para isso, podemos utilizar da tecnologia, mas sem perder a essência de um ambiente formal de estudo. Ficaremos gratos em receber idéias dos seus alunos.