O fazer bibliotecário

Você sabe o que faz um bibliotecário, o que ele estuda e quais são os locais onde pode trabalhar? Quer saber um pouco mais sobre este “amigo para todas as pesquisas”? Então siga em frente na leitura!

cartilhabibliotecaria111Primeiramente, é bom desvincular a imagem do bibliotecário com a senhora idosa, de coque no cabelo e óculos na ponta do nariz pedindo silêncio. Existem bibliotecários com todos os perfis!

Também não são meros guardadores de livros e vozes aborrecidas pedindo silêncio. É importante considerar que os materiais (não só livros) precisam de uma organização para que possam ser encontrados facilmente, e o silêncio é necessário, mas não é perseguição! É em respeito ao local de estudo individual.

Dito isto, pergunta-se: o que faz o bibliotecário, então? (Questionamento comum, pois muitas pessoas não conhecem a profissão, nem sabem que existe graduação na área). A resposta é simples: é um profissional que trabalha com informação.

tira-duvidas1

Como assim???

Os bibliotecários são bacharéis em Biblioteconomia, graduação oferecida por mais de 40 instituições de nível superior no Brasil. O curso tem duração de aproximadamente 4 anos, e a grade curricular é bastante diversificada, com disciplinas de diversas áreas do conhecimento.

Atualmente, com a forte presença das tecnologias na sociedade de forma geral, o foco da Biblioteconomia migrou dos suportes físicos (livros, periódicos, mapas, folhetos etc.) para a informação em si, esteja ela em qualquer meio, tangível ou não.

42-17719811

Tradicionalmente os bibliotecários trabalham em bibliotecas. Os mais conhecidos são aqueles que trabalham no atendimento, auxiliando nas pesquisas de alunos, professores e pesquisadores. Eles fazem buscas em catálogos e bases de dados, interagem nas redes sociais, auxiliam os usuários em normalização e pesquisa, entre outros (sempre surge algo diferente no dia-a-dia do trabalho!).

Há também os que selecionam o que deve ser adquirido, comprado, pela biblioteca, e os que tratam tecnicamente todos os materiais, catalogando, indexando e classificando para que sejam facilmente recuperados, quando necessários.

Mas o mercado de trabalho não é composto só por bibliotecas (públicas, escolares, universitárias). Com esta formação também é possível trabalhar em editoras e livrarias, museus, centros de documentação, empresas privadas (independente de possuirem bibliotecas, como no setor de processamento de dados), sites diversos e provedores de internet, além de assessoria e consultoria para pessoas físicas ou jurídicas.

Gostou de saber um pouco mais deste profissional? Saiba que qualquer necessidade para seus trabalhos e pesquisas você pode contar conosco, porque colaborar é nossa maior especialidade! Procure-nos nas bibliotecas, entre em contato por telefone, por e-mail ou através do nosso chat.

Você pode seguir todas as respostas para esta entrada através do feed RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta, ou um trackback do seu próprio site.

1 Comment »

 
 

Deixe um comentário