O fazer bibliotecário

Você sabe o que faz um bibliotecário, o que ele estuda e quais são os locais onde pode trabalhar? Quer saber um pouco mais sobre este “amigo para todas as pesquisas”? Então siga em frente na leitura!

cartilhabibliotecaria111Primeiramente, é bom desvincular a imagem do bibliotecário com a senhora idosa, de coque no cabelo e óculos na ponta do nariz pedindo silêncio. Existem bibliotecários com todos os perfis!

Também não são meros guardadores de livros e vozes aborrecidas pedindo silêncio. É importante considerar que os materiais (não só livros) precisam de uma organização para que possam ser encontrados facilmente, e o silêncio é necessário, mas não é perseguição! É em respeito ao local de estudo individual.

Dito isto, pergunta-se: o que faz o bibliotecário, então? (Questionamento comum, pois muitas pessoas não conhecem a profissão, nem sabem que existe graduação na área). A resposta é simples: é um profissional que trabalha com informação.

tira-duvidas1

Como assim???

Os bibliotecários são bacharéis em Biblioteconomia, graduação oferecida por mais de 40 instituições de nível superior no Brasil. O curso tem duração de aproximadamente 4 anos, e a grade curricular é bastante diversificada, com disciplinas de diversas áreas do conhecimento.

Atualmente, com a forte presença das tecnologias na sociedade de forma geral, o foco da Biblioteconomia migrou dos suportes físicos (livros, periódicos, mapas, folhetos etc.) para a informação em si, esteja ela em qualquer meio, tangível ou não.

42-17719811

Tradicionalmente os bibliotecários trabalham em bibliotecas. Os mais conhecidos são aqueles que trabalham no atendimento, auxiliando nas pesquisas de alunos, professores e pesquisadores. Eles fazem buscas em catálogos e bases de dados, interagem nas redes sociais, auxiliam os usuários em normalização e pesquisa, entre outros (sempre surge algo diferente no dia-a-dia do trabalho!).

Há também os que selecionam o que deve ser adquirido, comprado, pela biblioteca, e os que tratam tecnicamente todos os materiais, catalogando, indexando e classificando para que sejam facilmente recuperados, quando necessários.

Mas o mercado de trabalho não é composto só por bibliotecas (públicas, escolares, universitárias). Com esta formação também é possível trabalhar em editoras e livrarias, museus, centros de documentação, empresas privadas (independente de possuirem bibliotecas, como no setor de processamento de dados), sites diversos e provedores de internet, além de assessoria e consultoria para pessoas físicas ou jurídicas.

Gostou de saber um pouco mais deste profissional? Saiba que qualquer necessidade para seus trabalhos e pesquisas você pode contar conosco, porque colaborar é nossa maior especialidade! Procure-nos nas bibliotecas, entre em contato por telefone, por e-mail ou através do nosso chat.

1 Comment »