A nova forma de leitura

A sociedade sofre inúmeras mudanças, muitas delas refletem-se na forma de linguagem, afetada especialmente pelas inovações tecnológicas nos últimos anos.

Atualmente, a internet é a principal mídia de informação, sobretudo para os jovens. Isso gera mudanças no hábito da leitura, que passa a ser virtual e mais superficial.

Os hiperlinks fazem com que a leitura seja mais corrida, livre e menos linear. Lê-se sobre tudo ao mesmo tempo, e pouco se aprofunda nos assuntos.

A discussão não é se isso é bom ou ruim, mas uma reflexão para os rumos do hábito da leitura na sociedade.

Qual a consequência da sobreposição do navegar ao ler?

Considera-se que lê bem quem interpreta aquilo que lê, entende a mensagem, tem capacidade de pensar e refletir sobre as informações do texto, o que se torna mais difícil quando a leitura é superficial.

Outro fator importante a considerar é a veracidade das informações. O suporte virtual permite leitura e escrita coletiva, cujo significado ganha dimensão particular. Desta forma, qualidade, veracidade e consistência da informação são prejudicadas, ainda mais aliada ao imediatismo e ao pouco tempo para reflexão.

Precisamos avaliar os pontos positivos e negativos da leitura na internet, por hiperlinks, aproveitando os benefícios que esta nova forma de leitura proporciona, sem perder de vista aqueles que o puro hábito de ler nos traz.

Vamos conversar mais sobre isso? Comente aqui no nosso Blog!

Fontes:

Benefícios  e malefícios da leitura na internet. Acesso em: 26 ago. 2011.

Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. Acesso em: 26 ago. 2011.

Internet, hipertexto e aprendizagem: a leitura e navegação no sítio virtual. Acesso em: 26 ago. 2011.

Você pode seguir todas as respostas para esta entrada através do feed RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta, ou um trackback do seu próprio site.

Deixe um comentário