Bibliotecas da PUC-Rio: um universo de informações a seu dispor

6

No período de férias, além do inventário das coleções, realizamos algumas reformas em nosso salão de leitura. O resultado, para aqueles que ainda não vieram conferir pessoalmente, pode ser visto, parcialmente, na foto acima. Adicionamos cerca de 120 novas estações de estudo e agora oferecemos também lounges para uma leitura descontraída. Venha nos visitar e dar sua opinião sobre a nova estrutura!

Já estamos no  fim da segunda semana de um novo período letivo. Aproveitamos para ressaltar algumas informações importantes sobre o Sistema de Bibliotecas da PUC-Rio.

Depois das férias, as Bibliotecas voltaram a funcionar nos seguintes horários:

Biblioteca Central (BC) e Biblioteca Setorial dos Centros de Ciências Sociais e Teologia e Ciências Humanas (BS/CCS-CTCH)

2a. a 6a. feira, de 7:30 às 22:30 e aos sábados de 9:00 às 13:30

Biblioteca Setorial do Centro Técnico Científico (BS/CTC)

2a. a 6a. feira, de 8:30 às 20:30

No  site da Biblioteca,  você encontra diversos serviços e recursos que serão úteis durante toda sua vida acadêmica, tais como:

  • Pesquisa integrada (1) - ferramenta que possibilita a busca, simultânea, em várias fontes de informação disponibilizadas pela Biblioteca: catálogo, e-books, periódicos eletrônicos, Projeto Maxwell etc. Agora com a possibilidade de fazer um filtro para recuperar apenas itens das coleções das Bibliotecas (2);
  • Acesso Usuário (3) - renovação do prazo de empréstimo, reserva de material emprestado, consulta ao histórico de empréstimos, atualização de dados pessoais, entre outras funcionalidades;
  • Press Display (6) -  base de dados de jornais diários do mundo todo, na íntegra, tais como a Folha de São Paulo, The Guardian e Washington Post.
  • Ebrary - bases de livros eletrônicos, na qual é possível fazer download e/ou imprimir parte do conteúdo, ou ainda o livro na íntegra (”empréstimo”) por um determinado período;
  • EndNote (8) - ferramenta para gerenciamento de referências bibliográficas em vários formatos, para ajudá-lo a reunir e organizar as referências dos artigos, papers, etc, na construção do seu trabalho acadêmico.
  • Formulário para Solicitação (9) - para pedidos de artigos, livros, papers e outros materiais bibliográficos, que não façam parte das coleções das Bibliotecas;
  • Fale Conosco (10) - seu canal de comunicação com a Biblioteca, através de telefone, email ou chat.
  • Redes Sociais (11) - siga a Biblioteca no FacebookTwitter e mantenha-se informado. Acompanhe, também, nosso blog. Em breve, disponibilizaremos tutoriais no nosso canal doYouTube
  • Treinamentos (12) - apresentações sobre o uso dos recursos oferecidos pela Biblioteca, com a possibilidade de ser fornecida uma declaração de participação, que poderá ser utilizada como “atividade complementar”.  Contate seu departamento para mais informações;

sitenumerado2

siteservicosnumerado2

Recomendações importantes:

  • Cadastre uma senha para uso na Biblioteca nos balcões de atendimento - ela é necessária em quase todos os serviços, como, por exemplo: efetuar empréstimos, renovações e acesso remoto.
  • Traga sempre a carteirinha da PUC quando vier a Biblioteca - ela agiliza seu atendimento.
  • Mantenha seus dados pessoais atualizados.

Estamos à disposição para atendê-los e melhor informar sobre cada um dos recursos citados acima.

Você pode seguir todas as respostas para esta entrada através do feed RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta, ou um trackback do seu próprio site.

Deixe um comentário