Vogue Archive para sua avaliação

vogue1

O Sistema de Bibliotecas da PUC-Rio está disponibilizando, por um período de teste, uma nova base de dados: a Vogue Archive, oferecida pela ProQuest.

A base oferece os números da edição americana da revista desde sua primeira edição, em 1892, até os dias de hoje. São imagens coloridas em alta resolução com todos os textos, fotografias, ilustrações e propagandas que podem servir de base para pesquisa de alunos e professores de diversas áreas.

A pesquisa dentro da base pode ser feita pelos campos mais comuns como assunto, autor e título, mas também é possível buscar pelo editor da revista, fotógrafo ou pessoa retratada entre outros campos.

Vale lembrar que é essencial que a avaliação da base seja preenchida, pois essa base ainda não foi assinada e é através desse retorno que a Biblioteca irá avaliar se vale a pena ou não o investimento.

É importante ressaltar também que você pode acessar a base do seu computador de casa, desde que configure seu navegador para acesso remoto, é só seguir o passo-a-passo.

Então aproveite que ela está disponível apenas até o dia 26 de abril, faça sua pesquisa, leia os fascículos e nos dê a sua opinião!

6 Comments »

• Taissa disse:

Não consigo fazer login, não sei que nome de usuário usar. Tentei a matrícula da PUC e o número da carteira também, mas não consigo acessar. Qual a usuário e senha usar? Obrigada!

• Taissa,

Para essa base, não é necessário login, mas é preciso que você esteja acessando ou da rede da PUC-Rio ou tenha feito a configuração do seu navegador (o passo-a-passo está aqui: http://www.dbd.puc-rio.br/configuracoes/pag_red.html). A configuração sim pede um login, sendo o login o código de barras da sua carteirinha e a senha, sua senha cadastrada na Biblioteca (a mesma usada para empréstimo, renovação etc).

Qualquer dúvida, por favor entre em contato!

• Gabriela Carvalho disse:

consultei alguns números da base Vogue Archive - em especial os primeiros números - final do século XIX - ótimo material para pesquisa - mas a imagem de divulgação da base, com uma capa recente da Vogue, não traduz muito o rico acervo (compartilhei a informação da biblioteca no facebook e muitas pessoas não perceberam que se tratava de um acervo com muito material histórico). Fica a sugestão de alterar a imagem por uma capa das primeiras edições.

• Oi Gabriela,

Só lembrando que a base cobre todos os anos da Vogue americana, desde seu primeiro número até o penúltimo. A foto escolhida foi apenas uma mera ilustração, mas de qualquer maneira agradecemos a sugestão e, principalmente a divulgação! :-)

• Maira disse:

Oi não consegui fazer o login, fiz a configuração do navegador, mas mesmo assim pede login, oque devo fazer?
    Obrigada

• Maira,
    nós estávamos disponibilizando essa base apenas para teste e avaliação da comunidade, o acesso estava disponível até dia 26 de abril. Infelizmente não realizamos a assinatura.