Livros X E-books

Já há algum tempo temos tido notícias de bibliotecas públicas no exterior que entraram de cabeça no empréstimo de livros digitais para atrair o público, oferecendo serviços diferentes do que estamos acostumados e revigorando o seu acervo.

Apesar de o empréstimo de livros físicos ainda ser a prática mais comum, o empréstimo dos e-books traz muitas vantagens como a questão da distância e a da disponibilidade dos livros, em alguns casos. Por outro lado, por ser uma questão relativamente nova, encontramos obstáculos, como a compatibilidade de plataformas de leitura, tanto para o empréstimo quanto para a compra.

No Brasil ainda estamos engatinhando mas já demos alguns passos. Livrarias já investem na venda e no marketing dos e-books, encontramos muitos sites que os disponibilizam gratuitamente (como é caso do Catraca Livre que linka várias possibilidades de download).

Na Biblioteca da PUC-Rio, você tem acesso a alguns e-books: temos a E-brary, que é uma base exclusivamente de e-books e temos alguns outros disponibilizados pelo Portal CAPES e da EBSCO  (esses últimos estão disponíveis através de busca pelo próprio catálogo da biblioteca).

E qual é a sua opinião? Você acredita que um dia teremos uma biblioteca de acervo exclusivamente virtual?


YouTube Direkt

Você pode seguir todas as respostas para esta entrada através do feed RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta, ou um trackback do seu próprio site.

Deixe um comentário