Professor Junito Brandão: a simplicidade de uma mente brilhante

profjunito

Mitólogo nascido  na  pequena cidade de Aperibé, no Estado do Rio de Janeiro, o professor Junito Brandão (1924-1995)  sempre demonstrou vocação para ser um grande estudioso e pesquisador.

Destacou-se na escola de zona rural, onde poucos chegavam a concluir o ensino fundamental. Sua professora, na ocasião, declarou a seus familiares que não teria mais o que lhe ensinar, pois ele já havia adquirido conhecimento igual ao dela.

Prof. Junito (no lado direito), seus 4 irmãos e mãe.

Prof. Junito (à direita), seus 4 irmãos e sua mãe.

Tamanho era seu brilhantismo e paixão pelo conhecimento, que deu continuidade a seus estudos, de forma a ser considerado o maior conhecedor de literatura grega e latina e de mitologia grega.

Sua trajetória foi lapidada por sua passagem pelo Noviciado no Colégio Anchieta em Nova Friburgo-RJ e pela formação superior na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Clássicas na Universidade do Estado da Guanabara em 1948. Posteriormente, Prof. Junito cursou Arqueologia, Epigrafia e História da Grécia na Universidade de Atenas, complementando sua formação com o curso de Direito.

Seus primorosos conhecimentos de maior mitólogo brasileiro, professor e escritor,  foram partilhados na PUC–Rio, Universidade Gama Filho, Santa Úrsula, UERJ e outras instituições. Atuou como Diretor da Academia Brasileira de Teatro do Rio de Janeiro de 1956 a 1971.  Ocupou a cadeira 35, Patrono João Ribeiro, da Academia Brasileira de Filologia e, também, foi membro da Sociedade Propagadora das Belas Artes, Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos e do Instituto Internacional de Heráldica e Genealogia.

Momento de orgulho!

Rumo à sala de aula.

Na PUC-Rio, Prof. Junito foi pioneiro em criar a Cátedra de Mitologia Grega e Latina em uma universidade brasileira (1960).

Em sua produção literária, destacam-se várias obras, entre elas: “Teatro Grego: Tragédia e Comédia”, “Os Idílios de Teócrito” e as “Bucólicas de Vergílio”. Também produziu importantes dicionários, livros didáticos, como “Latim para o Ginásio”, e traduções do grego, como “A Rãs”. Outro título, de autoria do Prof. Junito, que merece destaque é a obra  “Mitologia Grega”, em 3 volumes,  que  faz parte, entre outras obras, do acervo da Biblioteca da PUC-Rio.

Mitologia Grega - 3 volumes

Venha conhecer a Coleção Prof. Junito Brandão, localizada na Biblioteca Setorial dos Centros de Ciências Sociais e Teologia e Ciências Humanas -2º Piso da Biblioteca Central.

Aproveite para visitar a exposição Memórias, promovida para homenagear a obra desse autor. A exposição terá início no dia 13/09, a partir das 15h.

Convite - Memórias

Participe! Aguardamos você!

Fontes consultadas:

1. Amós Coelho da Silva (2003). Homenagem a Junito Brandão. Departamento de Letras Clássicas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Página visitada em 05/09/2013.
  2. Brandão, Junito de Souza. Mitologia Grega. [S.l.]: Vozes, 1986. 419 p. 3 vol. vol. I.
  3. Miriam Sutter (2006). Ao Mestre com Saudades. Jornal Plástico Bolha, nº 13, 2008. Página visitada em 05/09/2013.

3 Comments »