Hemeroteca Digital Brasileira

A equipe da DBD esteve presente no colóquio internacional “O acesso à biblioteca no clique do mouse“, que foi realizado durante a XVI Bienal do Livro no Rio de Janeiro. Um projeto que foi apresentado no colóquio e chamou muita atenção foi a Hemeroteca Digital Brasileira, da Fundação Biblioteca Nacional.

Até o momento, a Hemeroteca disponibiliza online mais de cinco milhões de páginas de acervos de jornais brasileiros, desde 1808, ano do nascimento da imprensa brasileira, até 2011. E está composto, em sua maioria, por coleções de domínio público. Você também pode consultar edições do Jornal do Brasil, que cedeu acesso para o projeto.

Qualquer pessoa com acesso à internet pode realizar uma busca nos arquivos digitalizados. A busca pode ser feita pelo título do periódico, por um período determinado, pela edição, pelo local de publicação ou por um assunto.

O projeto é uma iniciativa bastante interessante que resgata momentos históricos do Brasil. A Hemeroteca é uma fonte de informação muito rica que vale a pena conferir!

Você pode seguir todas as respostas para esta entrada através do feed RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta, ou um trackback do seu próprio site.

1 Comment »

 
  • Athos Eichler Cardoso disse:

    Prezados.

    “Bastante unteressante…”. Vocês da Hemeroteca, como bons brasileiros, jovens, não tem idéia do que estão falando e no que trabalham.
    A HDB é, sem exagero, a principal realização educacional, cultural e histórica do Brasil.
    No momento em que tiver mais divulgação e for do conhecimento dos verdadeiros historiadores desse Brasil vai fornecer dados para que conheçamos a nossas falahas humanas e possamos construir uma PATRIA realmente melhor.

    Parabéns pelo trabalho magnífico
    AVANTE !

    Athos Eichler Cardoso

 

Deixe um comentário