Se você pudesse ter acesso aos livros do mundo todo, você compartilharia seus livros com todo mundo?

Recebi de um amigo o texto abaixo e achei a ideia muito interessante. Vivemos na era do compartilhamento, e a Internet está ai para facilitar esse processo. Então porque não juntar o útil com o agradável ? =D

Vejam o que vocês acham do Projeto Alexandria e participem do Grupo ! Boas Trocas !

“No começo éramos somente duas pessoas, eu e um grande amigo, com uma ideia que acabou surgindo de uma necessidade: conseguir emprestar de algum amigo um livro muito difícil de ser encontrado.

Pensamos muito até encontrar uma possibilidade de encontrar o livro usando o Facebook, pensando no seguinte mecanismo: que tal dizer que você estava à procura de um livro e colocar alguns livros que significaram muito pra você - que mudaram sua percepção, por exemplo - para empréstimo?

Fizemos o teste e deu muito certo! Várias pessoas ofereceram o livro e várias outras pediram alguns livros emprestados!

A partir daí, cada um acabou indo para lado, mas a ideia de construir algo tão bonito como a Alexandria ainda vive.

Aí você se pergunta: Tá, mas e agora?

Com a ajuda de vários amigos, várias ideias foram surgindo: seguir com a ideia de bibliotecas na rua, fazer um site de compartilhamento de livros, construir um sistema pra catalogar livros e montar listas de pessoas que queiram compartilhar próximas a você… enfim. Mas, interessantemente, todas as ideias partem do princípio de que sabemos o que as pessoas, quem realmente usaria, querem.

Mas nunca chegamos pra perguntar: e aí, o que vocês querem? Então, pensamos na seguinte brincadeira:

1. Um grupo no facebook foi criado pra permitir que todo mundo que se amarra na ideia se conecte!

2. Você tem algum livro que significou muito pra você e que está parado na sua estante?
Poste no grupo o título, autor, sua cidade e o que esse livro representa pra você;

3. Se alguém da sua cidade quiser, é só você se conectar com ela, pelo facebook.
Você diz se quer ou não que seja devolvido ou repassado - sua escolha. Daí você escolhe se quer postar um comentário no post, dizendo se tudo correu bem e qual foi a sua impressão do processo.

4. Se você quiser algum livro específico emprestado, poste o nome do livro, autor, sua cidade e o porquê de você precisar do livro. Conecte-se com a pessoa e informe no post se o empréstimo correu melhor do que você esperava.

Com isso, a Alexandria vai nascendo da necessidade de quem usa. Cada passo que a Alexandria der, será porque vocês estão fazendo ela acontecer.

E aí: se você pudesse ter acesso aos livros do mundo todo, você ainda compartilharia com todo mundo? : ) “ - Luiz Fonseca

E você, tá esperando o que ?  ;-)

Conecte-se :  Grupo Alexandria no Facebook