Como localizar um livro na Biblioteca?

Para os que já estão acostumados com o ambiente de Biblioteca, a pergunta pode parecer até meio boba, mas quem ainda não está familiarizado ou raramente precisa de alguma coisa, achar um livro na estante pode ser um mistério digno de Sherlock Holmes! Mas calma, que eu explico e aí as coisas vão parecer mais fáceis!

Em primeiro lugar, você vai utilizar o nosso catálogo para descobrir se temos o livro no acervo, se ele está disponível para empréstimo e qual a localização dele lá na estante. Nosso catálogo está disponível na internet, no nosso site e também está nos terminais de consulta na própria Biblioteca (são aqueles computadores antes da entrada do salão de estudo individual). No catálogo você vai colocar o termo que está buscando: pode ser um assunto, o título ou o autor do livro e pode também pedir pro sistema procurar numa dessas categorias:

catalogo-busca

Depois que você fez a pesquisa, vai aparecer uma lista de resultados com o que o sistema encontrou, de acordo com o que foi pedido, você vai dar uma olhada e clicar no título de seu interesse para acessar os dados daquele livro e aí você vai chegar numa página assim:

resultado

Lá em cima estão todos os dados do livro e aqui mais pra baixo você encontra as informações dos exemplares. Nesse exemplo podemos ver que o livro tem 3 exemplares, sendo que 2 estão emprestados. Daí, você tem que olhar na tabela a localização. Se lá estiver escrito 1º ou 2º piso da BC, o próximo passo é anotar aquele número ali em cima: localização na estante. - Se estiver escrito Armazém, é mais fácil ainda porque vai ter uma aba escrita “Armazém” do lado da aba de Reserva, você coloca o nº do código de barras da sua carteirinha e a senha da Biblioteca e é só esperar o funcionário do balcão chamar seu nome! - Esse número de localização foi tirado de uma tabela e corresponde ao assunto principal do livro, o que significa que perto desse livro estão localizados outros do mesmo assunto, que, de repente, podem te interessar!

Com o número em mãos, você se encaminha ao 1º ou 2º andar (dependendo da localização informada) e procura pelo número. Na lateral de cada estante, está a informação do número do primeiro e do último livro daquela estante. Tente localizar o número mais próximo, quando você chegar no 658 (nesse caso), você vai passar por números tipo 658.01, 658.14, 658.27 até chegar no 658.3, é uma contagem um pouco diferente, antes de chegar no 659 tem um monte de 658… . Achando o 658.3, você deve procurar o C, que está nessa composição por causa do sobrenome do autor, seguindo a ordem alfabética. Depois o número seguinte também está em ordem crescente. Pronto, agora é só levar pro balcão para fazer o empréstimo - apenas fique atento com os que tem uma borda vermelha na etiqueta, esses são de consulta local e podem ser levado para casa apenas na sexta a partir das 17h para serem devolvidos na segunda!

Espero que o post tenha clareado um pouco, mas com a prática tudo fica mais fácil. Use e abuse do nosso acervo e sempre que houver alguma dúvida, estamos sempre disponíveis para ajudar!

Você pode seguir todas as respostas para esta entrada através do feed RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta, ou um trackback do seu próprio site.

Deixe um comentário