Preservação e Conservação 2

A Conservação preventiva tem como objetivo evitar a propagação e a disseminação dos efeitos danosos que podem ser causados por diversos fatores,  como: iluminação, temperatura, umidade, poluição, os póprios leitores etc. 

Quando nos conscientizarmos que todo este cuidado é para uso próprio, tudo ficará  mais fácil.  Imaginem a cena: chego à biblioteca encontro o material que preciso no sistema, porém, ele está INDISPONÍVEL.  Mas por quê?  Ah! A capa estava solta e ele teve que ser retirado para uma nova encadernação!

Vamos pensar um pouquinho…  Se eu mesmo irei usufruir desses livros - talvez não agora - a lógica não seria mantê-los conservados? 

Fazendo uma paródia aquela  famosa música dos Tribalistas: o livro É DE TODO MUNDO e TODO mundo deveria CONSERVÁ-LO BEM!!!!!

 Algumas medidas simples podem ser adotadas para contribuir com a preservação dos materiais.  Vejam só o que devemos evitar:

  • alimentos próximo aos livros;
  • superlotar estantes;
  • tirar os livros da estante puxando pela borda superior da lombada, pois danifica a encadernação;

  • fazer anotações particulares em papéis avulsos e colocá-los entre as páginas de um livro. Eles deixarão marcas;

  • Usar clips metálicos e marcadores que enferrujam deixando marcas difíceis de serem removidas.

Viram como podemos ter cuidado? Não custa nada!!! É só ter CARINHO e RESPEITO pelo livro e pelo OUTRO que irá consultá-lo depois.

Você tem alguma outra dica para conservação dos livros? Aguardo seus comentários. 

Você pode seguir todas as respostas para esta entrada através do feed RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta, ou um trackback do seu próprio site.

4 Comments »

 
  • Daniela disse:

    Olá. Bacana o texto.

    Gostaria de saber quem autorizou o uso da imagem que ilustra esse post, sou uma das autoras do livro em que essa imagem foi publicada e gostaria de que a fonte fosse citada.

    Obrigada.

  • Marta disse:

    Prezada Daniela, boa tarde,

    Que bom que voce gostou do texto. Sobre a imagem, pesquisei diretamente no “google Imagens”. Acabo de refazer a pesquisa: preservacao+livros. A imagem é a segunda recuperada. Não há informação de estar vinculada a um livro, sendo assim, não poderia citá-la.

    Você poderia informar-me a referência completa?

    Att,

    Marta

  • Daniela disse:

    Olá Marta.

    Segue então as informações do livro:

    SOARES, Daniela de Lima ; DEVINCENZI, Diego ; ALÍBIO, Erika ; SILVA, Fabiana Nunes da ; ALVES, Gabrielle Werenicz ; BORSA, Maurício ; RAMOS, Marjorie De Nardi . As Aventuras de Biblos: Aprendendo a Preservar. 1. ed. Porto Alegre: Pallotti, 2009. v. 1. 28 p.

    Não peço que coloques todas essas informações, é claro, mas apenas citar que a imagem foi retirada do livro.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, que infelizmente não está em uma boa colocação nas pesquisas do google, acessa a página trecosetrapos.org/weblog/tag/biblos/

    Obrigada pela atenção.

    Abraços.

  • Marta Reis disse:

    Boa noite Daniela,

    Como havia mencionado na mensagem anterior, recuperei a imagem em questão no “Google Imagens”, portanto, não tive acesso ao livro, ou seja, não posso referenciá-lo. Desta forma optamos por retirar a imagem do post.

    Att,
    Marta

 

Deixe um comentário