Livros: do impresso ao virtual e sempre presente!

telalivros

A sábia frase de Bill Gates, Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros.” O presidente de uma das maiores e mais conhecidas empresas de software do mundo afirma que o livro sempre terá seu lugar, sua importância. Sabemos que o livro também se adaptou às mudanças, ele andou de mãos dadas com a tecnologia e veio de ‘carinha nova”. É inquestionável que a tecnologia possibilitou uma velocidade extraordinária na comunicação. E então temos nos deparado com o famoso questionamento: o livro virtual vai sobrepujar o livro em sua forma tradicional?

Há quanto tempo ouvimos isso? Há pelo menos 40 anos desde 1971 quando Michael Hart liderou o Projeto Gutenberg, que digitalizou livros de domínio público para oferecê-los gratuitamente. Ou será que foi em 1993 com a publicação do primeiro livro digital? Ou, ainda, em 1995 quando começou a venda de livros através da Internet?

Ouvimos todo momento sobre a extinção do livro em papel, em função dos livros livros virtuais ou e-books. Vamos refletir sobre isso! Não parece lógico que o caminho seja a complementação? A adaptação? A utilização de acordo com as necessidades? Nós sabemos que sempre será necessário usar e aproveitar o LIVRO, seja em qual suporte ele se apresente. A utilização dos meios tecnológicos é realmente vantajosa, à medida que se vivencia a impactante disposição de informações que acompanha a escassez de tempo para a realização de múltiplas tarefas. Dúvidas, dúvidas, e mais dúvidas.

Será que as relações interpessoais, no ambiente profissional, serão substituídas pelo apertar de teclas? Será que o livro físico será substituído pelo livro virtual? Não, claro que não! Há quem goste do doce, mais do que do salgado, mas se “alimenta” dos dois, escolhendo a proporção ideal, de acordo com as suas necessidades e desejos. Com o livro acontece o mesmo: em determinados momentos iremos ao virtual e, em outros, ao físico.

Ahhh e por falar em “ir ao físico” A biblioteca da PUC-Rio aguarda vocês, para aproveitarem seu espaço físico, seu livro físico (e os e-books também) e o atendimento caloroso dos nossos funcionários!! E, o mais importante de tudo, independente do suporte em que esteja o livro: Leiam! A leitura é tudo de bom!!!

Você pode seguir todas as respostas para esta entrada através do feed RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta, ou um trackback do seu próprio site.

Deixe um comentário