(Re)Evolução da Informação

Sem dúvida, estamos vivendo a era da evolução/revolução da informação. Nunca antes na história tivemos que lidar com essa quantidade “intratável” de dados. Somos diariamente enxurrados com novas informações, que nos vêm de diversas formas, sejam vídeos, textos, imagens, novos aplicativos, etc.

O grande desafio, hoje, é como organizar toda essa avalanche em nossa “base de dados” pessoal, de modo a podermos aproveitar, recuperar e compartilhar com outras pessoas esses novos conhecimentos.

Nesse sentido a Web 2.0 nos traz uma série de ferramentas que nos auxiliam nessa árdua tarefa de nos mantermos informados nos tempos atuais. Estamos na época onde damos mais importância à inteligência coletiva, do que à individual.

Boa parte do conteúdo disponível hoje é gerado pelos próprios usuários. É o chamado Conteúdo Colaborativo e/ou Participativo, organizado por Tags, e publicado em Blogs (como este por exemplo), Wikis, Fóruns, Feeds, e demais Redes Sociais, que surgem aos montes a cada dia.

O vídeo abaixo explica isso de uma forma muito interessante, fazendo uma análise através do tempo sobre essas mudanças e focando, principalmente, na evolução da informação na era digital.

Vale a pena conferir e refletir !


E você, está preparado ?

Você pode seguir todas as respostas para esta entrada através do feed RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta, ou um trackback do seu próprio site.

Deixe um comentário