Parabéns Professores!

Ser professor é ser essência, não sabemos as respostas. Estamos sempre tentando. Às vezes acertamos, outras erramos, sempre mediamos. Ser professor é ser emoção. Cada dia um desafio. Cada aluno, uma lição. Cada plano, um crescimento… Educar parece latente, é obstinação. Ser professor é peculiar, pulsa firme em nossas veias…  Soraia Aparecida de Oliveira

Em toda profissão existe a junção dos saberes teóricos com os experienciais. Porém, ser professor, é estar inserido em um contexto emocional mais profundo, pois a relação entre o aprender e o ensinar, está ligada diretamente ao desenvolvimento do “quem eu sou” para o “quem eu quero ser”, no intervalo da interação do “quem somos nós”. E, nesse caminho, está o professor, desde cedo, trocando e intermediando aspirações, emoções, vivências, expectativas e realidades adversas ou favoráveis. Está o professor, ciente de que existe a interdependência, para poder existir a relação que gerou aprendizados e registros para ambos.

E, quem não possui na lembrança, um ou mais professores, que foram exemplos em determinação, emoção, firmeza e dom para ensinar? Marcantes, envolventes ou carismáticos, ficaram na nossa memória!  E, qual professor não possui em suas lembranças alunos com as mesmas características, anteriormente citadas, para apreender da vida tudo que essa tinha para oferecer?

E, neste contexto de troca, nos damos conta que o nosso quadro de professores, com certeza, possui muitas histórias que nunca envelhecerão, nem se tornarão esquecidas! Que foram e são as características, competências e paixão pela profissão que, sem dúvida alguma, ajudaram a constituir e manter permanente a moldura de excelência da nossa instituição! Parabéns a todos os professores e, em especial, aos professores da PUC-Rio!