Bases de dados: você sabe usar?

imagem-base-de-dados1

O que são Bases de dados? Para que servem? Como faço para acessar?

Perguntas simples que nos remetem a uma realidade nem tão simples assim, se observarmos a subutilização dessa ferramenta, em plena era tecnológica e na vida acadêmica de universidades que oferecem produtos e serviços cada vez mais amplos e qualificados.

Bases de dados são repositórios de informações estruturados e armazenados, por meio eletrônico, que nos remetem a informações: periódicos, livros, artigos, teses entre outros materiais que, gerenciados por um sistema, nos permite encontrar dentre inúmeras possibilidades, aquelas que mais se aproximam como resposta à pergunta que fizemos.

O sistema de Bibliotecas oferece acesso às Bases, dentro e fora do campus da PUC, através do acesso remoto. O acesso remoto é permitido somente aos professores, alunos, funcionários e ex-alunos cadastrados na Associação dos Antigos Alunos da PUC-Rio (AAA), através de uma configuração no navegador da máquina do usuário.

Através das Bases de dados o usuário tem ao seu alcance a produção científica mundial atualizada. Porém, diante de tantas alternativas e informações, que surgem de forma cada vez mais acelerada, as formas de acesso podem se tornar um pouco ambíguas.

E, neste contexto, a Biblioteca oferece treinamentos desde os primeiros períodos, para turmas ou individualmente para ajudar a mudar o conceito de que o “mundo das bases de dados é complicado”. Não é!!

A Biblioteca também disponibiliza acesso a um “serviço de descoberta”: uma ferramenta que ajuda você a descobrir novas informações sobre o seu tema de pesquisa.  Com a “Pesquisa Integrada” você pode realizar uma pesquisa simultânea no catálogo da biblioteca, em várias bases de dados, assinadas pela PUC-Rio, e do Portal CAPES, Projeto Maxwell; bases e fontes de acesso aberto, selecionadas pela biblioteca entre outros.

Fique atento ao site e às redes sociais da Biblioteca para participar dos treinamentos.

Dúvidas? Informações? Fale Conosco