O Mês de Junho e as tradicionais Festas Juninas

tem-post-novo-no-blog

Incrível como uma Festa típica pode mexer tanto com nossas lembranças, penso que as tradicionais Festas Juninas representam muito bem o que estou falando.

Quem não tem guardado em seu álbum de infância aquela foto da festinha da sua escola? Ah e a memória olfativa que nos remete ao cheiro maravilhoso dos quitutes desta época: bolo de milho, canjica, pamonha, curau, broa de fubá, batata-doce assada, caldos, salsichão e o cachorro-quente… Que delícia!!!

Embora essas festas sejam comemoradas em todo o Brasil é no Nordeste que encontram mais expressão.  Os nordestinos aproveitam este período para agradecer, as chuvas que ocorrem nesta época.

É no mês de junho que são homenageados três importantes santos da Igreja Católica: Santo Antônio, dia 13 de junho, São João Batista, dia 24 e São Pedro no dia 29.

Se você ficou animado com este conversê, comadre ou compadre, anote na sua agenda algumas opções de festas na nossa cidade, inclusive o Arraiá da PUC-Rio, porque os universitários também curtem e disseminam esta tradição tão charmosa, alegre e que é responsável por momentos prazerosos de muita prosa e degustação dos mais variados sabores.

Seja muito bem-vindo mês de Junho!!!