Artigos Científicos: O que são?

artigos-cientificos1

Quando ingressamos em uma faculdade, nos deparamos com alguns termos e algumas formas de apresentação de informações e, uma das mais utilizadas, são os artigos científicos. Uma pesquisa disponibilizada de forma mais rápida, se compararmos aos livros, por exemplo. Isso porque entre sua submissão e publicação, o tempo pode durar alguns meses e em contrapartida um livro, talvez anos.

A origem dos artigos científicos vem das ideias que circulavam por cartas a grupos restritos. O que tornou um método de expressão crítica, conhecido como Republique des Lettres.

Mas o que é um artigo científico? Podemos dizer que é um trabalho acadêmico, que apresenta resultados de uma pesquisa realizada de acordo com o método/metodologia científico aceitos pela comunidade acadêmica. Tem uma apresentação de até 40 páginas (sugestão) e pode ser a síntese de um trabalho maior. Considera-se como trabalho científico, porque é submetido à aprovação de outros acadêmicos, que verificam as informações, as conclusões ou resultados obtidos, e os métodos utilizados para a sua pesquisa.

Para submissão de publicação, são avaliados por comissões e conselhos editoriais, que analisam sua qualidade, relevância e adequação ao periódico da área.

Para ajudá-los, vamos a alguns pontos importantes para começar a produção de um artigo científico:

• Escolha o estilo que melhor lhe agrade. Você pode utilizar 3 estilos diferentes: informal, jornalístico e acadêmico;
  • Seja objetivo;
  • Leia o máximo de artigos acadêmicos que discorram sobre seu assunto;
  • Consulte as normas da ABNT (A norma específica para Artigos Científicos é NBR 6022;
  • Cuidado com o plágio! Cite!
  • Fique de olho nos erros de gramática!

Sobre sua estrutura:

• Título: Deve permitir identificar o máximo possível o conteúdo do trabalho;
• Autor: Nome completo dos autores. Neste local pode-se colocar informações de contato e qualificação dos autores;
• Resumo: Considera-se um resumo de até 250 palavras e, tem por finalidade principal, permitir aos leitores conhecer o teor do trabalho sem precisar recorrer à leitura na íntegra;
• Introdução: Clara e sucinta, ela descreve os objetivos do trabalho e introduz o leitor ao tema pesquisado;
• Material e método: Descreve os métodos utilizados para a coleta, registro e avaliação do conteúdo pesquisado;
• Resultados: Os resultados encontrados são relatados de forma organizada e sistematizada;
• Discussão: Este é o local onde o autor poderá incluir as observações de outros autores referentes ao tema de sua pesquisa e, então, compará-las. E os resultados encontrados são discutidos.
• Conclusões: Devem ser claras e objetivas. A análise dos resultados encontrados no contexto em que foram estudados, levam às conclusões do trabalho.
• Referências bibliográficas: É a última parte do trabalho e deve reunir todas as referências bibliográficas consultadas para a realização do trabalho.

Quanto à publicação, fique atento a alguns critérios utilizados por avaliadores e corpo editorial dos periódicos acadêmicos:

• Relevância do tema ao evento ou periódico;
  • Originalidade do trabalho e pesquisa;
  • Mérito técnico-científico, referente à clareza da metodologia aplicada e relevância dos resultados para á área acadêmica;
  • Apresentação ou normalização solicitada pelo evento ou publicação;
  • Organização e legibilidade, mecanismos de escrita clara e objetiva para uma boa interpretação do seu trabalho;
  • Referências (certifique-se sempre qual a norma utilizada para o evento ou publicação que pretende submeter seu trabalho);

Não existem critérios de graduação para a publicação de artigos. Qualquer um pode publicar, desde que seja aceito pela comissão de avaliação do local onde pretende publicar. Então, não perca tempo e comece as suas pesquisas!

E a Biblioteca possui todos os recursos para ajudar você neste novo projeto!

Na dúvida, fale conosco!

Fonte:

Blog Even3. Tudo que você precisa saber para escrever e publicar artigos científicos. Disponível em: https://blog.even3.com.br/artigos-cientificos. Acesso em: 16 nov. 2017.

Wikipédia. Artigo Científico. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Artigo_cient%C3%ADfico . Acesso em 16 nov. 2017.