A Divisão de Bibliotecas e Documentação da PUC-Rio apresenta, com esta exposição virtual, ex-libris encontrados em sua coleção de obras raras.

Ex-libris, expressão latina que significa dos livros, dentre os livros de, se caracteriza como uma pequena etiqueta em papel, geralmente, com uma gravura artística e o nome do dono da biblioteca a que pertence a obra, colada na face interna do livro, no verso da capa ou da folha de rosto.

Quase tão antigo quanto o livro impresso, o início de sua utilização remonta ao século XV, na Alemanha, tendo sido adotado posteriormente em outros países europeus. Artistas importantes como os alemães Altdorfer, Cranach e Dürer, contribuíram com suas criações para difundir o uso dos ex-libris.

Considerado por muitos "arte em miniatura", neles encontramos vários processos de gravura: água forte, buril, linóleo, xilografia, entre outros.

Podem ser classificados quanto a forma - manuscritos, litografados, gravados, e quanto ao temas das ilustrações - religiosos, heráldicos e comuns, onde se incluem os monogramas, as reproduções de gravuras e as ilustrações de fundo alegórico, sendo a variedade infinita e ao gosto do proprietário.

Não foram ainda identificados os proprietários de alguns ex-libris aqui apresentados, a intenção é acrescentar as informações à medida que forem sendo obtidas. Novos ex-libris também serão acrescentados conforme localizados em nossa coleção de obras raras.

Agradecemos a colaboração do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e da Divisão de Iconografia da Fundação Biblioteca Nacional, que nos ajudaram a identificar os proprietários de alguns ex-libris aqui expostos.

Ana Maria Neves Maranhão

Divisão de Bibliotecas e Documentação
PUC-Rio
Junho/2002

e-mail: biblio@dbd.puc-rio.br


Veja a exposição