Acessibilidade

DBD  PUC-Rio

PUC-Rio

Acessibilidade Bibliotecas PUC-Rio


A Divisão de Bibliotecas e Documentação (DBD), tem buscado implementar no ambiente presencial e virtual, o oferecimento de produtos e serviços para auxiliar o acesso de usuários com deficiência aos espaços e recursos disponíveis.



Atendimento:

Os funcionários da Seção de Atendimento e Pesquisa (SAP) orientam os usuários para:




Acesso aos ambientes e recursos:

Equipamentos:
Softwares de acessibilidade:



Tecnologias Assistivas para uso em aplicativo:

Be My Eyes (Gratuito)



Permite que pessoas com deficiência visual recebam assistência ao vivo de voluntários com visão.



Permite que qualquer um possa “emprestar” sua visão através da câmera do celular, conectando pessoas com deficiência visual a voluntários. Por meio da fala e imagem, problemas cotidianos, como verificar a data de validade de uma caixa de leite, podem ser resolvidos rapidamente



Empreste os seus olhos para uma pessoa com deficiência visual em necessidade através de uma conexão de vídeo ao vivo, ou seja auxiliado pela rede de usuários com visão.




Expressia (Existe versão gratuita ou paga)



Comunicação que apoia o diálogo de pessoas não verbais. É possível criar cartões com figuras, fotos, texto, voz e músicas, e agrupá-los em pranchas temáticas de acordo com o contexto da comunicação. Em seguida é preciso tocar nos cartões em sequência para compor frases e expressar ideias e pensamentos. Também pode ser utilizado por profissionais com alunos ou pacientes. A função Estimulação Cognitiva cria atividades personalizadas de associação, ordenação ou contação de histórias.




Guia de Rodas (Gratuito)



Mapeia estabelecimentos comerciais com acessibilidade para pessoas que utilizam cadeira de rodas ou tenham mobilidade reduzida. A ideia é que os usuários observem o ambiente e relatem a existência de rampas ou a largura da porta, disponibilizando a informação para todos.




Hand Talk (Gratuito)



Tradutor simultâneo de idiomas e utiliza uma persona 3D, para realizar a tradução digital e automática para os surdos que utilizam a Língua Brasileira de Sinais (Libras), e também para aqueles que querem se comunicar mesmo não tendo conhecimento sobre Libras.



Plataforma de tradução automática para Línguas de Sinais do mundo. Com a ajuda dos tradutores virtuais, Hugo e Maya, e de especialistas, a plataforma quebra as barreiras de comunicação entre pessoas surdas e ouvintes por meio da tecnologia.




Head mouse (Gratuito)



Mouse virtual desenvolvido especificamente para pessoas com problemas de mobilidade. Pessoas que não tenham movimentos nos braços podem usar o computador e navegar pela internet. É acionado com movimento, como por exemplo, o piscar dos olhos.




Seeing AI (Gratuito)



Utiliza a câmera do smartphone e inteligência artificial para descrever pessoas, textos e objetos para quem não enxerga ou tem baixa visão. Usa a visão computacional e redes neurais para identificar objetos, cores, textos, cenas e até mesmo características físicas e expressões faciais de uma pessoa. Pode ser utilizado para organizar documentos em pastas e reconhecer as legendas das fotos nas redes sociais.



Um aplicativo que narra o mundo ao redor, disponível em italiano, turco, holandês, alemão, francês, japonês e espanhol.




TapTapSee (Gratuito)



Utiliza a câmera do dispositivo (tablet ou celular) e as funções do VoiceOver para tirar uma foto ou gravar um vídeo de qualquer coisa e identificá-lo em voz. É desenvolvido para pessoas com deficiência visual e muito útil para ler rótulos de produtos, bula de remédio, entre outras atividades do dia a dia.




@Voice Aloud Reader(Gratuito)



O Voice é uma ferramenta que pode ler 'em voz alta' a partir de qualquer texto guardado no dispositivo Android.



Leitor de Texto, Web e eBook Tudo em Um. Projetado para ler em voz alta páginas da web, notícias, e-mails longos, TXT, PDF, DOC, DOCX, RTF, documentos OpenOffice, EPUB, MOBI, PRC, AZW e FB2 eBooks.




Topo